Democracia
Resenha: Democracia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreia16 • 6/12/2013 • Resenha • 494 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
A Democrácia apenas deve-se se fazer cumprir
A forma de governo atualmente existe no país, republica e presidencialismo, necessita basicamente de alteração em alguns pontos chaves para o crescimento da particiação política.
A modificação nestes pontos, na nossa opnião, faria com que houvesse uma melhoria significativa e permanente em todo estrutura política do país, pontos chaves estes que seriam a redução do poder economico nas eleições, que muitas das vezes acaba determinando o voto através dos meios de comunicação de massa ou, até mesmo, da simples compra de votos que acontence muito claramente em regiões mais afastadas das grandes metrópoles. A forma de controlar ecomomicamente este problema seria não só estabelercer um teto financeiro igual para todos os partidos envolvido nas eleições, como também a criação de um orgão de fiscalização eficaz completamante neutro e com autonomia para punir no ato quem quer que fosse que descomprisse as regras impostas por este orgão.
O outro ponto chave que deve ser imposto, para que todo sistema tenha qualidade e eficácia, seria a ênfase na educação básica de qualidade para todos, a fim de que os eleitores possam ter melhores condições de analisar os programas dos vários partidos e candidatos e , assim votar em quem está mais comprometido com interesse da maioria. A busca pela a qualidade da educação política do país é a base para evolução de todo sistema político existente, seja ele qual for, visto que eleitores bem esclarecidos faz com que os candidatos também estejam mais qualificados, e que a corrupção diminua e que os interesses e propostas feitas em campanha sejam cumpridos.
E por fim, mas não menos importante para que todo este ciclo funcione realmente, torna-se necessário a reforma do Estado, no sentido de torná-lo mais democrático, de acordo com o interesse público da maioria da população. Esta reforma deve atender dois aspectos importantes, o Estado deve deixar de estar a serviço de grupos restritos e de repassar a estes grupos os recursos pagos pelos contrubuintes, devendo assim passar a servir aos interesses da maioria da população, aplicando em seu benefícios os recursos que dispõe. E outro aspecto a ser reformulado seria a reorganização dos poderes do Estado, como por reduzir o poder do Executivo e exigir com que o Legislativo trabalhe em prol do interesse coletivo dando lhe mais fortalecimento em suas decisões, e por último fazer com que o Judiciário atue de forma firme colocando em prática o princípio constitucional e democrático de que “todos somos iguais perante a lei”, portanto, na nossa opnião não se torna necessário uma mudança drástica na forma de governo já existente, há somente a necesside de se fazer cumprir o que já existe de forma justa e com algumas adequações apenas.
...