TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento do motor

Tese: Desenvolvimento do motor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Tese  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 4

I- Primeira infância

1. Como ocorre o desenvolvimento motor? Dê exemplo de 3 marcos. (p. 117)

O desenvolvimento motor ocorre logo quando o bebê está preparado fisicamente e o ambiente permite ser “explorado”. São etapas de desenvolvimento que levam a outros marcos. Um exemplo a ser citado é quando os bebês tentam pegar objetos fechando a mão, logo após tentam pegar com os dedos. Mais pra frente aprendem a engatinhar e chegar em objetos “curiosos”. Posteriormente aprendem a andar com passos mais firmes.

2. Comente sobre o Teste de Denver e suas limitações. (p.118)

O teste de Denver é o acompanhamento com crianças de até 6 anos de idade, basicamente avaliando atividades motoras simples gerais, como sorrir, falar e vestir-se, tentando assim reconhecer crianças com dificuldades motoras básicas. Porem não se pode considerar esse teste em todo caso, lembrando que dependendo da cultura a criança ainda é auxiliada pela mãe por mais tempo.

3. Como o ambiente pode acelerar ou retardar o desenvolvimento? Dê exemplos.(p. 121-122)

Cada criança reage de uma forma à cada ambiente. Começando pelas diferenças genéticas, que fazem cada criança reagir de forma diferente a um ambiente. Um exemplo citado é uma criança de QI mais alto, que irá se interessar muito mais à uma sala de livros do que uma criança de QI abaixo do dela. Contudo, duas crianças que vivem no mesmo lugar não reagirão da mesma forma a um mesmo ambiente, pois não se leva em conta as mesmas experiências vividas e sim as que não foram compartilhadas, diferenciando assim formas diferentes de reagir em cada situação e ambiente.

4. No que diferem meninos e meninas? (p.122)

A diferença entre meninos e meninas começa no tratamento dos pais que passam as crianças a forma apropriada de se comportar referente ao seu sexo, mas de modo geral, não há nada comprovado que um gênero é mais inteligente que o outro, apenas há mais destaque em tarefas verbais para as meninas, já os meninos em tarefas que exigem mais habilidade motora. Ao todo, são essas poucas diferenças significativas.

II- Primeira infância (de bebê para criança)

1. Qual a sequência em que aparece o autoconceito? (p.169)

A sequência do autoconceito começa quando a criança se reconhece em um espelho com 14 a 18 meses. Com 20 à 24 meses já falam em primeira pessoa. Depois vem a autodescrição e auto-avaliação, quando a criança com 19 à 30 meses se descreve. E depois vem a resposta emocional a más ações, quando a criança se sente magoada por uma reação negativa dos pais a algo que elas fizeram e passam a não fazer mais.

2. Comente a segunda crise de Erikson, enfrentada pela criança entre 18-meses/3anos. (p. 169)

Basicamente a segunda crise de Érikson é baseada em oito fatores importantes no desenvolvimento de uma criança. Começando pela confiança que a criança precisa desenvolver e é muito importante que os pais a tratem com muito carinho, atenção e paciência, para que a confiança e segurança consolidem. Autonomia versus vergonha e dúvida, que é quando os pais precisam dar autonomia a criança na medida certa e continuar por perto para auxiliar e ensinar o que é certo e errado carinhosamente para não inibir a criança. Iniciativa versus culpa, quando a criança tem mais iniciativa e menos culpa por seus impulsos, começando assim novas amizades, aprendendo a ler e a escrever, e passam a perceber as diferenças sexuais. Diligência versus inferioridade, quando a criança se torna confiante e desenvolve iniciativa para objetivos e aprende mais sobre o que os adultos "pensam". Fase que se é exigido muito da criança ela pode desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com