Direito Penal II. Caso Concreto
Ensaio: Direito Penal II. Caso Concreto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jennifer_Pereira • 26/9/2014 • Ensaio • 280 Palavras (2 Páginas) • 407 Visualizações
Direito Penal II
Plano de Aula VI
Caso Concreto I
Questão 1
De acordo com Cleber Masson, em face de necessidade de produção de provas para aferição do requisito subjetivo (mérito do condenado), não é possível a progressão de regime prisional por meio da via célere e estreita do habeas corpus.
Questão 2
Letra C
Questão 3
Letra A
Direito Penal II
Plano de Aula V
Caso Concreto I
Questão 1
A. Supondo que todas as circunstâncias judiciais são totalmente favoráveis contidas no art. 59 do CP, a pena-base devia ser o mínimo legal ao contrario da pena que foi aplicada pelo juiz.
B. Será aplicada na 2ª Fase, já que é nela que acontece a apreciação das circunstâncias legais, ou seja, os atenuantes e agravantes, de acordo com os arts. 65 e 66 do CP.
C. Qualificadora é aquela que altera o patamar da pena base. No crime de homicídio, por exemplo, a pena base é de 6 a 20 anos. Quando o homicídio (art. 121, CP) é qualificado (por motivo fútil, à traição, com uso de veneno, fogo, asfixia etc.) a pena base muda e pula para 12 a 30 anos. Isto é uma qualificadora (e normalmente, se não todas as vezes, está explícito no Código que aquelas disposições são qualificadoras).
A Causa de Aumento é utilizada, após já fixada a pena base, para incrementar a punição. Os limites da pena base já foram estabelecidos, o que se faz é utilizá-los para, com um cálculo simples, majorar a pena. Esse é o caso, por exemplo, do roubo (art. 157, CP) praticado com arma de fogo (art. 157, inciso I). Não se pode chamar esse roubo de roubo qualificado, uma vez que o uso de arma de fogo é uma causa de aumento.
Questão 2
Letra C
...