Direito humano - AVA
Por: marif12345 • 6/10/2015 • Resenha • 273 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]
Disciplina: Direito e Legislação
Nome | Mariana Ferrari Brandão da Silva |
RA | 9025437422 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Direito e Legislação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Capacidade contribuitiva é a capacidade econômica do contribuinte, isto é, cada indivíduo deve contribuir na proporção de suas rendas e haveres, independente de sua eventual disponibilidade financeira.
A capacidade contribuitiva pode ser compreendida em dois sentidos: absoluto e relativo, onde, na absoluta, a capacidade contribuitiva significa a existência de uma riqueza apta a ser tributada, enquanto na relativa, a parcela dessa riqueza será objeto da tributação em face das condições individuais.
A capacidade econômica está contida na capacidade contribuitiva, por isso, quanto maior a capacidade econômica de um indivíduo, maior será sua capacidade contribuitiva.
Justiça tributária é uma das formas de justiça fiscal (que também engloba justiça financeira e orçamentária), onde financeira faz as transferencias intergovernamentais, orçamentaria declara as despesas e receitas públicas e a fiscal distribui e redistribui a renda do Estado.
Cada cidadão deve pagar o tributo de acordo com sua riqueza. Devendom essa tributração ter um mínimo e máximo, não tributando os recursos destinados as necessidades básicas. Um exemplo de tributação, temos o IPTU (Imposto predial territorial urbano), onde há variação de valor cobrado dependendo da locdalização do imóvel, saneamento e pavimentação.
Segundo o que mostra a tabela do Imposto de Renda, existem alíquotas para cada faixa salarial, gerando assim, parcelas diferentes a deduzir de cada faixa salarial, portanto, o contribuinte que ganha menos deduz menos.
Referências bibliográficas
http://www.webartigos.com/artigos/o-principio-da-capacidade-contributiva-como-instumento-da-justica-tributaria/74866/ acesso em: 09/05/2015
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imposto_sobre_a_propriedade_predial_e_territorial_urbana
acesso em: 10/05/2015
...