Evolução da legislação societária
Pesquisas Acadêmicas: Evolução da legislação societária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Douglash1992 • 3/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 3.662 Palavras (15 Páginas) • 202 Visualizações
UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA
ADMINISTRAÇÃO
4º SEMESTRE
ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DISCIPLINA DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTARIO
CAMPINAS/SP
11/2013
UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA
PROFESSOR EAD. JULIANA LEITE KIRCHNER
PROFESSOR PRESENCIAL SYLMARA BIASI
PROFESSOR-JORCELI DE BARROS CHAPARRO
CAMPINAS/SP
11/2013
Sumário
Introdução....................................................................................................4
Etapa 1.......................................................................................5
Etapa 2.......................................................................................6
Etapa 3............................................................................................7
Etapa 4.............................................................................................8
Considerações Finais.......................................................................................................11
Referências Bibliográficas..............................................................................................12
INTRODUÇÃO
O direito empresarial possui por objetivo regular a prática profissional de atividade econômica estabelecida para a produção ou a movimentação de bens e serviços. Por esta razão, recebe importância o conceito jurídico de empresa uma vez que esta prática irá desenvolver toda a aplicação dos preceitos relativos ao
assunto.
Apesar de possuir preceitos de direito público, o direito empresarial trata-se de um segmento da área de direito privado. Os princípios básicos do direito público procuram a preeminência do interesse público na prática da atividade econômica, assim sendo, os preceitos e as leis constituem desigualdades nas relações jurídicas, para que o interesse geral predomine sobre o privado. Já os princípios do direito privado são os da autonomia da ambição e o da igualdade
Com a publicação do Código Civil de 2002, foi implantado no ordenamento jurídico brasileiro o Direito Empresarial revogando o Direito Comercial, ao lado da primeira parte do Código Comercial. Este era ajustado pela teoria das ações de comércio, pendendo da descrição legal dos mesmos para decidir quais atividades eram tuteladas. Por sua vez, o Direito Empresarial está baseado na teoria da atividade da empresa, sendo esta a atividade economicamente constituída com a finalidade de obter lucro.
Todavia, a troca de um por outro representa bem mais do que a simples troca de terminologia de comercial para empresarial, ou mesmo de comerciante para empresário. Esta passagem constituiu uma modificação da teoria que baseia este segmento do Direito, transformando a sua composição interna.
1
Direito Comercial
A origem do Direito comercial tem raízes históricas alguns utilizam a denominação Direito empresarial Mercantil ou Negócios.
Na antiguidade, como os fenícios, acabavam tendo destaque pela intensificação com que
faziam as trocas com outros povos e, com isso, estimulavam a produção de bens que eram vendidos, fazendo com que a atividade se espalhasse, criando a figura do comércio.
Na idade média o cenário era diferente o comercio deixou de ser atividade de uma cultura ou povo, pois estava crescendo por todo o mundo civilizado.
Napoleão Bonaparte, no inicio do século XIX, na intenção de regulamentar as relações sociais com a França, editou dois diplomas jurídicos:
O código Civil e o Código Comercial com isso iniciaram-se um sistema que objetiva disciplinar as atividades dos cidadãos. Nos termos desse sistema implantado, as relações de direito privado são definidos em civis ou comerciais, sendo que para cada regime há tratamento jurídico próprio.
No caso do Código Comercial adotava-se a teoria do comercio, toda vez que alguma pessoa explorava atividade econômica considerada ato de comercio, utilizava ás regras do Código Comercial.
Na lista dos atos de comercio não constavam algumas atividades que, com o passar do tempo, ganharam importância, como, por exemplo, as atividades bancária, de seguro, industrial, de prestação de serviços, imobiliárias, agrícolas e de extrativismo. Revelando assim que a teoria dos atos de comércio era insuficiente para atender a abrangência do Direito Comercial, contribuindo para o surgimento da teoria da empresa.
Direito Empresarial
Direto Empresarial trata-se do segmento do direito particular é o ramo que cuida e suporta a atividade econômica de fornecimento de
bens ou serviços a que podemos denominar de empresa, por meio da Lei, Doutrina e Jurisprudência, como objetivo principal o estudo de casos para a superação de conflitos envolvendo empresários ou os relacionados às empresas.
Evolução do Direito Empresarial
Foi na Itália em 1942, que surgiu um novo sistema de regulação das atividades econômicas entre os particulares.
No novo sistema surgiu uma abrangência no Direito Comercial, passando a incluir as atividades de prestação de serviço e as ligadas a terra, que passaram a seguir as normas aplicáveis as atividades de comércio, bancárias securitárias e industriais. O novo conceito passou a ter a denominação de teoria da empresa, o direito comercial deixou de aplicar só os atos de comercio e passou a disciplinar a produção e a circulação de bens ou serviços de forma empresarial.
O antigo código comercial
...