TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAÇA UM TRABALHO

Por:   •  9/4/2015  •  Dissertação  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

  1. QUAL A RELEVANCIA DO ESTUDP DOS  PRINCIPIOS NO AMBITO JUSLABORAL?

R: Estudar os princípios nos leva a ir ao inicio de algo ou seja o primeiro “passo” para que possamos agir.  Sendo assim estudas os principos é a coisa mais importante no âmbito juslaboral pois serve de apop para a legislação e doutrinadores.

No nosso PLT na página 33 vemos que o principio é que exerce certa junção para regular as relações sociais tendo 3 sintetizações sendo elas a Integração do ordenamento jurídico que regula o caso em si, a interpretação que o juiz busca o real sentido ao alcance das mesma e por fim a inspiração ao legislar que elabora novas normas.

  1. QUAIS AS DIMENSÕES SDO PRINCIPIO DA PROTEÇÃO?

O principio da proteção se que enquadra em 3 vertentes que são:

- In dubio pro operário

-Aplicação da norma mais favorável

-Condição mais benéfica

Esse principio tem como mais importante papel equilibrar a relação entre o trabalho assim envolvendo o trabalhador e o empregado, pois há muita diferença sócio-economica.

A vertente In dubio pro operário diz que havendo duvida sobre o fato deve-se então interpretar ao favor do empregado.

Já a vertente da aplicação da norma mais favorável é que quando houver mais de uma norma incidente sobre a relação de emprego deve se beneficiar o trabalhador.

E o principio da condição mais benéfica dá ao empregado direitos mais benéficos e da ao empregado mais vantajosos que não pode ser modificado para pior.

  1. O QUE SE ENTENDE POR PRINCIPIO DA PRIMAZIA DA REALIDADE?

Bom, compreende-se que no principio da primazia o que se vale é o que acontece de fato, ou seja a verdade real.

Ex: O empregado assina todos os dias que chega ao serviço 07h e vai almoçar 12h e que vai embora as 18h porém a verdade é que não existe funcionário perfeito a esse ponto e que nem todos os dias isso ocorre.  Então a decisão do juiz pode ser tomada de acordo com as provas/ testemunhas.

  1. PODEM OS PRINCIPIOS ATUAR COMO FONTE MATERIAL DO DIREITO DO TRABALHO? EM QUE CASO AFIRMATIVO EM QUE SITUAÇÃO?

Volia Bomfim diz:  “Direto do trabalho é um sistema jurídico permeado por instituto, valores regras e princípios (...) Visa as decorrentes obrigações das relações de trabalho que visam a proteção da sociedade trabalhadora, sempre norteada pelos princípios constitucionais principalmente o da dignidade da pessoa humana”

Fonte material é conjunto de fatos econômicos, filosóficos, políticos e social ou sja é um objeto de studo do direito do trabalho. Sendo assim ajudam e influenciam na formação das normas e transformação das mesmas.

PASSO 3

O direito do trabalho é uma premissa aos sujeitos da relação de trabalho definndo os conceitos fundados, trazendo consigo os princípios que apresentam a natureza normativa sendo incluso o direito do trabalho coo fonte formal, podendo ser classificada em automonomas que são normas produzidas por grupos como usos e costumes e as heterônomas que são atividade normativa direta do Estado(constituição/leis/decretos)

Sendo assim o principio da primazia tem grande fundamento para que de fato seja posto em pratica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com