Fichamento Texto Qualidade de Vida Trabalho
Por: cunhap • 17/4/2019 • Resenha • 805 Palavras (4 Páginas) • 846 Visualizações
FICHAMENTO do TEXTO Qualidade de vida no trabalho: preocupação também para servidores públicos?
- Título: Qualidade de vida no trabalho: preocupação também para servidores públicos?
- Autor: Tânia Gonçalves Ferreira Nobre Amorim
- Referências: AMORIM, T. N. G. F. Qualidade de vida no trabalho: preocupação também para servidores públicos? Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM). Disponível em <http://revistas.facecla.com.br/index.php/recadm/article/viewArticle/357>. Acessado em 27 de setembro de 2015.
- Trechos e Considerações:
“Várias organizações criaram programas de QVT buscando ajudar seus funcionários a manterem um bom nível de qualidade de vida no trabalho, e fora dele, mas a maioria é do setor privado e de grande porte. No setor público, ainda não se evidenciam muitas iniciativas na estruturação e implantação desses programas”. (p.36)
Assim o artigo em questão “é resultado de uma pesquisa que buscou conhecer os pressupostos da qualidade de vida para o servidor público, tomando por base o Ministério Público do Estado de Pernambuco – MPPE. Objetivou avaliar o nível de qualidade de vida percebido pelos servidores, no exercício das atividades profissionais, em relação aos principais aspectos que envolvem a QVT”. (p.36)
Assim o interesse em estudar esse tema segundo (AMORIM, 2010) é devido “à percepção de que aspectos relativos à saúde física e mental no ambiente de trabalho têm impacto direto sobre o nível de produtividade dos funcionários e influenciam nos resultados organizacionais”.
“A Gestão de Pessoas incorporou a preocupação com a QVT, indo além dos aspectos físicos e ambientais do trabalho, mas também a saúde e o bem-estar do trabalhador, dentro e fora do local de trabalho”. (p.37)
As políticas de recursos humanos foram motivadas a implantar programas. São os programas de QVT, que visam facilitar e satisfazer às necessidades do trabalhador no desenvolvimento de suas atividades na organização, tendo como premissa “o fato de que as pessoas são mais produtivas quanto mais estiverem satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho” (CONTE, 2003, p.33). (p. 37)
Estudos desenvolvidos no Brasil sobre QVT são inúmeros. Silva (2001) identificou que mudanças no salário e na segurança do emprego exercem forte impacto na QVT. Já Medeiros (2002), detectou que a falta de participação e falta de segurança no emprego, são variáveis que reduzem a QVT. Rocha & Felli (2004) e Lacaz (2000) acreditam na necessidade que as pessoas têm de participarem da solução de problemas e tomada de decisões. Já os estudos de Tolfo e Piccinini (2001) mostraram que as empresas consideradas os melhores lugares para se trabalhar, oferecem vantagens aos seus empregados. Romanzini (2002) identificou como os integrantes de dois provedores de acesso à internet percebem a QVT em seu ambiente profissional. (p. 38)
“A aplicação da QVT na administração pública é capaz de preencher uma lacuna verificada, ao longo dos anos, no nível de tratamento oferecido ao servidor público relativa à valorização do seu trabalho e preocupação com o seu bem-estar e o de sua família”. (p.38)
Com relação ao objeto de estudo para esse artigo foi utilizado o MPPE – Ministério Público de Pernambuco. “O MPPE serviu de base para a coleta de dados da pesquisa realizada para elaboração deste trabalho, quando foi identificado que não havia um programa estruturado de QVT, ou mesmo, informações estruturadas relativas aos aspectos físicos, psicológicos e motivacionais dos servidores.” (p. 41).
...