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Por:   •  12/3/2014  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  845 Visualizações

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Literatura e cinema

Fichamento apresentando ''Crônica: uma Intersecção entre o Jornalismo e

Literatura.” de Yolanda Maria Muniz Tuzino.

UNIVERSIDADE UNA

ALUNO:

BELO HORIZONTE 2014

Conceito de Crônica

“Do grego chronikós, relativo a tempo (chrónos), pelo latim

chronica, o vocábulo “crônica” designava, no inicio da era cristã,

uma lista ou relação de acontecimentos ordenados segundo a marcha

do tempo, isto é, em seqüência cronológica. Situada entre

os anais e a história, limitava-se a registrar os eventos sem

aprofundar-lhes as causas ou tentar interpretá-l..” (pag.3)

“A acepção moderna de crônica passou a ser empregada no século XIX,

quando tal vocábulo revestiu-se de sentido estritamente literário. O autor Massaud

Moisés explica que a ampla difusão da imprensa beneficiou o vocábulo

que, então, rapidamente passou a ser uma “narrativa histórica” presente nos

jornais impressos..”(pag.3)

A Crônica como “filha do jornal”: surgimento e evolução

histórica no Brasil.

“O Humanismo, ou seja, a transição da Idade Média para o Renascimento, tem

início em Portugal no ano de 1418. Essa contextualização histórica é importante

na medida em que o Brasil foi colonizado por aquele país.”(pag4)

“A data de 1434 é um marco não só para a História como para

a Literatura Portuguesa. E também para o gênero crônica: o cronista

– que já vinha desde a Idade Média - passa a ser um escritor

profissional, pago para trabalhar com a matéria histórica,

matéria que deverá, de agora em diante, despojar-se do maravilhoso

e do lendário, que se imiscuíam nos longos ‘cronicões’ medievais,

para ater-se aos fatos e à interpretação desses fatos.”(pag.4)

“Outro marco importante para a crônica literária brasileira é 2 de dezembro

de 1852. Foi nesta data que Francisco Otaviano inaugurou o Jornal do Comércio,

do Rio de Janeiro, a seção A Semana, ou seja, os folhetins literários do

Romantismo..”(pag.5)

“É exatamente como folhetim que a crônica surge no jornalismo

brasileiro. Um espaço que os jornais reservam, semanalmente,

para o registro do que aconteceu no período.”(pag.6)

“Os historiadores literários explicam que os escritores da época,

não tendo condições de viver da literatura, recorriam à imprensa

como fonte de sustentação. A imprensa pagava mal, mais pagava

em dia. E era também uma oportunidade para que os homens

de letras conquistassem um público permanente.”(pag.6)

“Com o início da Revolução Industrial na imprensa, a “crônica entrou em

recesso”. Segundo Luiz Beltrão (1980. P.67), tal “recesso” se deu no momento

em que os jornais transformaram-se em “big business”, ou seja, deixaram de

ser de propriedade privada, deixaram de ser individuais e tornaram-se coletivas,

pertencentes à grupos econômicos.”(pag.7)

“Nessas condições, podemos observar que as colaborações dos

literatos passaram a ocupar um espaço separado, pois o jornal não

pretendia manter o predomínio do caráter literário em suas páginas.

Assim, também a crônica passou a ter um lugar específico

quanto à forma de distribuição das informações.”(pag.7)

“Na atualidade muitos estudiosos são unânimes em proclamar que a crônica é

um gênero tipicamente nacional. “No momento em que a imprensa brasileira

se afirmou, os folhetins da França nela se aclimataram, floresceram e encontraram

uma feição de tal maneira própria, que fez muitos críticos contemporâneos

afirmarem que a crônica é um fenômeno literário brasileiro”(pag.8)

Crônica: uma criação brasileira

“(...) podemos dizer que existiram dois modos de se fazer

crônica. O mais primitivo, e ainda atuante em alguns países, é a

crônica no tempo linear e ordenado historicamente pela justaposição

dos acontecimentos.(pag.9)

“Segundo

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