Filme gandhi
Por: talita95 • 24/9/2015 • Resenha • 585 Palavras (3 Páginas) • 835 Visualizações
GANDHI. Direção: Richard Attenborough, Produção: Richard Attenborough. Índia: Goldcrest Films, 1982, 1 DVD.
TEXTO ANALÍTICO ¹
Por:
Talita Bastos Santos Lôbo ²
A ética é um conjunto de reflexões construídas em diversos âmbitos no sentido de entender os costumes ou as ações humanas na melhor maneira de viver em sociedade. Também é conhecida por serem as ações corretas a se tomar com relação ao comportamento social. O ser ético corresponde a tudo que pode melhorar o ambiente em que se vive, o qual pode seguir dois caminhos, o permanente e o mutável. O primeiro caminho é onde o ser humano tem a necessidade de uma segurança, e o segundo é construído com relação a cada grupo e situação, e quando esses caminhos se encontram formam uma “ética verdadeiramente humana”, a qual assume e desinstala a moral, quando se entende por moral como um conjunto de atitudes repetidas e tradicionais já consagrados, e esta ética dá um rumo a essas atitudes que vão além de simples atos.
A ética dos princípios ao ser comparada com o caminho permanente mostra que é certo seguir os princípios independentemente das consequências, e isso traz uma base permanente em que o indivíduo não muda sua forma de agir pela situação, e continua agindo pelo que lhe foi passado em formação, e no filme Gandhi mostra a ética dos princípios inúmeras vezes, mas explicitamente na cena em que o próprio personagem é questionado pela sua esposa o porque que ela deveria lavar os banheiros da vila, e que a princípio a mesma se recusa, dizendo que essa tarefa é para as pessoas de castas inferiores. Ele a convence ao dizer que ali não existiam castas, e que todos são iguais, devendo fazer as mesmas tarefas para defender o princípio de igualdade entre os povos. Outro exemplo é quando ele fala que na Índia existem hindus, mulçumanos, judeus, e cristãos e que independente da religião todos acreditavam num Deus sendo todos eles homens iguais. Mostra também o
______________________
¹ Atividade solicitada pelo professor Ernane Filho. Disciplina de Filosofia. Semestre 2015.1. Turma N 01
² Graduanda em Direito pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Email: talitamlobo@gmail.com
princípio da não violência independente de como ele seria atacado, não reagia ao ataques da guarda britânica, e chega a fazer greve até que a violência sesse entre hindus e mulçumanos, quando ele luta pela igualdade na África do Sul e pela independência da Índia.
A ética contextual ao se comparar com o caminho mutável, trata de analisar como agir de acordo com a situação, e refletir sobre as consequências das ações agindo conforme a ética que a situação pede, da melhor forma possível, independente dos princípios passados. Gandhi usa da ética contextual para analisar as situações em que precisa enfrentar o governo, de forma branda mais incisiva.
O senso moral é a avalição das situações (justiça e injustiça; certo e errado; mérito e grandeza de alma) e segundo ideias de Gandhi ele sempre fazia avaliações sobre a injustiça porque como advogado era dever dele, e a consciência moral seria a avaliação de conduta que nos leva a ação, quando agia contra o preconceito, as diferenças, se vestia como os mais pobres para entender como eles viviam, viaja para conhecer a realidade e luta frente ao governo para combater a violência. O senso moral e consciência moral falam das relações entre os sujeitos e a ideia de liberdade do agente com respeito aos valores, sentimentos, intenções, decisões, e ações referidas ao bem e ao mal, ao desejo de felicidade e ao exercício da liberdade.
...