Filme lincoln
Por: Jenifer Diaz • 1/4/2016 • Resenha • 443 Palavras (2 Páginas) • 431 Visualizações
Rio, 24/03/2016
Aluna: Nandara Evelyn Matrícula: 2016.021.24.051
Profº: Mastroiano
Introdução ao estudo do direito
Filme: Abraham Lincoln
Abraham Lincoln, Nasceu dia 4 de março de 1809, ele foi o 16º presidente dos Estados Unidos da América, posto que ocupou 4 de março de 1861 até 15 de abril de 1865. No ano de 1864 conseguiu sua reeleição na presidência.
Lincoln liderou o país de forma bem-sucedida durante sua maior crise interna, a Guerra Civil Americana, preservando a união e abolindo a escravidão, fortalecendo o governo nacional e modernizando a economia. Se tornou advogado, líder do Partido Whig, deputado estadual de Lllinois durante os anos de 1830, e membro da câmara dos representantes por um mandato durante a década de 1840.
O seu discurso de Gettysburg de 1863 tornou-se um dos discursos mais citados na história do EUA, e foi um ícone de demonstração dos princípios de nacionalismo, republicanismo, igualdade, liberdade e democracia. Ao fim da guerra, Lincoln teve uma visão moderada sobre a reconstrução, buscando reunir a nação rapidamente através de uma política de reconciliação generosa em face da persistente amarga divisão. Seis dias depois de o general Robert E. Lee das forças confederadas se rende, Lincoln foi assassinado pelo ator e simpatizante confederado Jonh Wilkes Booth, sendo o primeiro presidente dos Estados Unidos a ser assassinado e fazendo o país entrar em luto.
“Lincoln tem sido consistentemente considerado por estudiosos e pelo povo como um dos três maiores presidentes dos Estados Unidos”.
- O debate na casa começa no dia 9 de janeiro de 1865.
- O segundo dia de debate na casa dia 27 de janeiro de 1865.
- No dia 31 de janeiro de 1865 foi a manhã da votação que foi favorável a emenda.
- 4 Milhões de escravos foram libertos.
- 183 Deputados votaram, 8 votos abistenções, 56 votos contra e 119 votos a favor.
- Levou 250 anos para os escravos serem libertos.
- Abraham Lincoln, teve um filho morto na guerra.
“Para os brancos Lei Natural, na concepção deles o congresso nunca poderá naturalizar aqueles que Deus fez diferente, de cor escura”.
Seção 1- Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado.
Seção 2- o congresso terá competência para fazer executar este artigo por meio das leis necessárias.
“ Se pude olhar para as sementes do campo e dizer qual vai crescer e qual não. Só o tempo dirá isso”
Conclusão: Abraham Lincoln, criou a 13º emenda, lutou pela igualdade racial, pela libertação dos escravos e pela igualdade social. Assim dando autonomia para os negros e direitos, como votar, obter terras e cargos na sociedade.
...