Filosofia: O mundo como devir eterno sendo uma mudança continua
Por: thays vieira • 17/3/2016 • Trabalho acadêmico • 642 Palavras (3 Páginas) • 908 Visualizações
1)Segundo Heráclito, entendemos o mundo como devir eterno sendo uma mudança continua e incessante de todas as coisas. Para ele tudo flui , tudo passa, tudo de move sem cessar, ou seja, o mundo é um perpétuo nascer e morrer, envelhecer e rejuvenescer. O movimento é, portanto, uma realidade verdadeira. Exemplo: "Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio: suas águas não são nunca as mesmas e nós nunca somos os mesmo."
Heráclito cita "a guerra é o pai e o rei de todas as coisas" segundo isso entendemos a luta dos contrários que a guerra é necessária para que haja harmonia e justiça. É a guerra que põe as coisas juntas para formar um mundo em comum, ou seja, é a partir da guerra que ocorre às inovações e se alcança o equilíbrio. Exemplo: " É através da discórdia que se tem a paz".
O senso comum e o vulgo é criticado por Heráclito, uma vez que são incapazes de compreender interligações entre os opostos, o sentido de que "tudo é um" e um é tudo. Não percebem que a multiplicidade é unidade e a unidade, multiplicidade pois cada contrário nasce do seu contrário e faz nascer o seu contrário, isto é ,caso inseparáveis. Exemplo: "A noite traz dentro de si o dia e este traz dentro de si a noite; o frio traz dentro de si o quente e o quente traz dentro de si o frio."
A partir da teoria de Heráclito, o fogo primordial é uma força primordial. Esse fogo não foi criado nem pelos deuses nem pelo homem, por isso é a origem sempre viva e eterna de todas as coisas. O fogo seria entendido como princípio de tudo. Esse fogo possui uma medida vista de dois pontos diferentes. Pode ser entendida tanto no sentido de atribuir uma certa quantidade a alguma coisa, ou impor um limite a algo, sendo assim associado a um ato justo. Em outras palavras segundo esse filósofo o fogo primordial se distribui quantitativamente e delimita todas as coisas para que não haja excesso nem falta.
2- O mundo como devir eterno, tudo muda nada permanece idêntico a si mesmo. O movimento é, portanto, a realidade verdadeira. Temos a impressão de que há coisas que são imutáveis. Heráclito explica por meio do exemplo da vela acesa que o nosso senso comum pode nós enganar, pensamos que a chama e um processo de transformação, a cera da vela se torna fogo e nele o fogo se torna fumaça. Concluímos que tudo muda se transforma, em que o mundo passa por uma constante mudança.
3- Levando em conta a teoria da luta dos contrários e esse fragmento entendemos que o autor associa guerra e tenção á harmonia. Ele compara a guerra a tenção que existe entre as cordas de um instrumento musical e a partir desta tensão nasce um som , harmonioso , o mesmo acontece após a guerra. Outro fator que deve ser considerado é que os opostos se atraem , ou seja , o que se opõe a se mesmo está em acordo consigo mesmo. Por exemplo: " Depois da tempestade vem a bonança "
4- Para Heráclito o universo é natural e com uma existência estática, mas a cultura, o pensamento é vivo. Referindo-se a Heráclito, Platão escreveu que para esse filósofo “ tudo flui” é como a língua é viva. O mundo é um perpétuo nascer e morrer.
Para Heráclito o empírico é falso, pois o que nossos olhos nos mostram não é a verdade que demonstra em sua tese da combustão da vela.
O texto se resume a dizer por Plutarco, que há “ um mundo único”, conhecido pelos que estão despertos( os sábios) e ignorados pelos que “ adormecidos, se resolvem no próprio leito”. Procurar-se a si mesmo – ou conhecer- é colocar-se em consonância com o logos.
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