Filósofo Jeans Luvois
Por: igorpaivac • 9/5/2016 • Trabalho acadêmico • 532 Palavras (3 Páginas) • 296 Visualizações
Jean Luvois Fuller
(lon luvois fuller)
Filho de Salomé Moore Fuller e Francis Bartow Fuller, Lon L. Fuller nasceu no estado norte-americano do Texas em 15 de Junho de 1902, e foi registrado com o nome Jean Luvois Fuller, nome escolhido por sua mãe. Em função das constantes confusões pelas quais tinha que passar, já que no idioma inglês “Jean” remete a um antropônimo do gênero feminino, acabou fazendo a alteração do primeiro nome para “Lon”.
Fuller estudou Economia e Direito na Universidade de Stanford, na Califórnia. Durante este período em que estuda na universidade, Fuller conheceu Florence Gail Thompson, com quem se casou em agosto de 1926 e teve dois filhos: Francis Brock e Cornelia.Durante este mesmo ano Fuller recebeu o diploma de Direito.
Fuller atuou como professor de Teoria do Direito, inicialmente nas Faculdades de Direito de Oregon, Illinois e Duke e, a partir de 1940, na Faculdade de Direito da Universidade de Harvard, na qual foi docente entre 1940 e 1972. Fuller Publicou diversos trabalhos nas áreas de Direito Civil, Filosofia e Teoria do Direito.
A sua mais aprofundada obra foi o Livro The Morality of law, na qual se posiciona favoravelmente a uma fomar moderada de jusnaturalismo procedimental. Mas a sua fama mundial se dê mais por conta do texto “ O caso dos exploradores de Cavernas” o qual foi publicado na Harvard Law Review em 1949.
o caso dos explorados de cavernas
No ano de 4299 cinco exploradores foram explorar uma caverna, mas houve um desmoronamento e tampou a única saída da caverna.
Dentro de algum tempo a família percebendo a demora, pediu ajuda ao resgate. O resgate foi difícil pois novos desmoronamento ocorriam, num deles 10 pessoas da equipe de resgate morreram.
Depois de 20 dias, conseguiram comunicar-se com os exploradores através de um rádio, neste rádio eles perguntaram quanto tempo demoraria para eles saírem e a resposta foi mais 10 dias, depois perguntaram para um médico se eles poderiam sobreviver sem comer por mais 10 dias e ele respondeu que provavelmente não.
Houve um tempo de silêncio então eles perguntaram se comendo carne humana eles poderiam sobreviver, o médico respondeu que provavelmente sim, então os exploradores recorreram as autoridades religiosas, políticas, médicas e ninguém aceitou participar da decisão. Um dos exploradores propôs aos seus colegas que jogassem dados e quem perdesse seria morto e dado de alimento para os seus colegas, antes de ser jogado os dados e pediu para adiar 7 dias mas seus parceiros não aceitaram, então o mesmo explorador que teve a ideia, perdeu, foi morto e comido pelos outros.
Com esta obra de Fuller, vários juristas deram opiniões sobre o caso. Alguns absolvendo e outros culpando os exploradores. Até hoje este caso gera muita discussão.
A investigação teórica e filosófica do Direito foi, em resumo, a seara na qual Lon Fuller esteve envolvido até seu falecimento, em 8 de abril de 1978, e a partir da qual legou aos estudiosos algumas valiosas contribuições.
principais obras de lon fuller
- The Morality of Law
- Basic Contract Law
- Anatomy Of the Law
- Problems of Jurisprudence
- The Law in Quest of Itself
- Legal Fictions
- The Principles of Social order
- The Case of the envious whistleblowers
- The Case of the Speluncean Explorers
...