Globalização
Por: ANAPAULACWG • 15/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 227 Visualizações
Globalização são transformações na ordem política e econômicas mundiais visíveis desde o final do século XX. Esse fenômeno criou pontos em comum no âmbito econômico, social, cultural e político, e como conseqüência tornou o mundo interligado quase sendo uma cadeia Global.
A globalização é a forma como vários mercados de países diferentes interagem e aproximam pessoas e mercadorias.
Teve como início da globalização moderna o fim da Segunda Guerra mundial, e através do anseio de impedir que ocorresse uma nova guerra como essa no futuro, os países vitoriosos da guerra e os países devastados por ela entenderam que eram necessários meios diplomáticos e financeiros para haver uma aproximação destes países. Daí nasceu as Nações Unidas, e logo após isso surgiu a fundação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço - CECA.
Através da necessidade de crescimento esses mercados levaram as nações a aos poucos se abrir para produtos de outros países, havendo então a expansão do liberalismo econômico.
Os maiores beneficiados com a globalização são os grandes países emergentes, incluindo o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com mercado de exportação, mercado interno em expansão e cada vez maior presença mundial.
Antes do BRICS, alguns países já se beneficiaram da globalização e exportações para ter maior crescimento e desenvolverem suas economias a países de primeiro mundo, como é o exemplo dos tigres asiáticos na década de 1980 e Japão na década de 1970.
A globalização se desenvolveu com a Revolução Industrial. Sendo resultante da consolidação do capitalismo, da Revolução Tecnológica e da necessidade de se expandir o fluxo comercial mundial.
As inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática (especialmente com a Internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado.
Os países pobres e em desenvolvimento são os que mais sofrem com os resultados dessa apropriação de recursos financeiros de toda ordem.
Através da alta demanda social vemos uma incapacidade no atendimento desta, torna-se assim um obstáculo para a educação e a qualificação de mão-de-obra desempregada que está no trabalho informal por falta de capacitação profissional.
Em um cenário capitalista nos restam o desemprego, a pobreza e as desigualdades sociais. Na globalização do século XX e início deste século são predominantes as políticas governamentais que favorecem somente à valorização do capital.
Mesmo sabendo que setor de serviços está em expansão, não podemos nos esquecer que a indústria tem papel fundamental na ampliação de renda, na qualidade e quantidade de emprego, e na adequação de bens e serviços que deveriam estar disponíveis à população, gerando desenvolvimento quantitativo e qualitativo nas demais atividades econômicas.
Analisando que a cada dia a economia mundial se internacionaliza, afirmamos que a perda de competitividade das empresas brasileiras traz a destruição de condições de sobrevivência, implicando na de desindustrialização nacional e eliminação de postos de trabalho.
Devemos destacar que as economias capitalistas contemporâneas estão caracterizadas pela redução do valor e inconstante expansão da riqueza para o conjunto da sociedade, levando parcela considerável de desocupação da força de trabalho, ampliando a pobreza e as desigualdades sociais em escala mundial.
Os países capitalistas desenvolvidos poderiam adotar medidas que garantissem uma distribuição favorável da renda mundial, aumentando a renda per capita, permitindo acesso maior dos países em desenvolvimento às tecnologias mais avançadas.
A falta de estabilidade política, econômica e social só aumenta a desigualdade e a pobreza nas últimas décadas, gerando insatisfação.
O termo Outsourcing é uma palavra em inglês, que significa em tradução literal: “out” = “fora” e “source” ou “sourcing” = “fonte”. Ou seja, é a utilização estratégica de mão-de-obra externa de uma empresa. Outsourcing é mais conhecida no Brasil como “terceirização”.
A terceirização em uma empresa visa, entre outras coisas, reduzir os gastos com determinada atividade. Uma vez que os colaboradores terceirizados recebem salário um pouco menor que os funcionários da empresa, em alguns casos. Além de aproveitar o conhecimento (know-how) que a empresa contratada possui em determinados serviços.
A terceirização vem para agilizar
...