Jurídico
Por: Eliane Chiarelli • 13/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.147 Palavras (5 Páginas) • 204 Visualizações
GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS
TURMA R
ELIANE CHIARELLI
Jurídico BANCO ITAÚ S/A
São Paulo/SP
2016
ELIANE CHIARELLI
DIREITO EMPRESARIAL E DAS RELAÇÕES DO TRABALHO
Trabalho apresentado ao Mackenzie, como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Direito Empresarial e das Relações do Trabalho, ministrado pela Professora Ms. Luciana Mellario do Prado.
SUMÁRIO
1 - Introdução
2 - A Importância do departamento jurídico na empresa
3 - O Banco Itaú
3.1 Jurídico do Banco Itaú
4 Considerações Finais
Referências
1 - Introdução
Atualmente as organizações tem percebido que há uma necessidade de se montar um departamento jurídico, não apenas por representar a empresa, mais também para trazer vantagens estratégicas, já que este departamento tem a possibilidade de participar ativamente das principais decisões da empresa.
Um departamento jurídico próprio pode contribuir com sua gestão prevendo riscos e minimizando prejuízos, apresentando indicadores que demonstrem o desempenho financeiro, atuando em conjunto com os demais departamentos na definição de estratégias.
2 - A Importância do departamento jurídico na empresa
O jurídico de uma empresa faz a comunicação com diversas áreas, este departamento não deve ser isolado e restrito, e nem acionado somente quando houver ações judiciais e outros processos. Ao contrario, ele deve ser usado como uma ferramenta para as demais áreas da empresa, visando evitar processos, fazendo assim um trabalho preventivo auxiliando a empresa a se manter dentro da conformidade.
Os departamentos jurídicos das empresas atualmente, precisam atuar com a visão não só dos advogados mais também com a visão dos empresários, para apoiar os negócios e atuar de maneira integrada à mentalidade da empresa. Desta forma devem cuidar de uma série de questões visando diminuir as dúvidas sobre a atuação de departamentos em função de ajudar a empresa.
A este departamento são atribuídas algumas funções como a gestão de contratos com clientes e fornecedores, gestão de certificações na área de atuação, proteção da informação, licenciamento de software, questões trabalhistas dentre outras.
É fundamental que os advogados atuantes dentro de uma empresa tenha noções de gestão e recursos humanos, além de conhecer profundamente o núcleo de negócios da empresa. Essa mudança de perfil faz com que os mesmos busquem também por outras capacitações, e passem a estar ainda mais habilitados a contribuir com o negócio e realizar um trabalho colaborativo, como deve ser.
Ao contrário do que acontecia há algum tempo atrás quando o jurídico só tratava de questões estritamente jurídicas, o grande diferencial, hoje, está justamente na capacidade dos profissionais de entenderem a empresa, suas necessidades e objetivos.
3 - O Banco Itaú
O Banco Itaú S.A. é um banco brasileiro sediado em São Paulo, é o braço do Itaú Unibanco Holding S.A. voltado ao setor de varejo e múltiplo, que oferece serviços de finanças e seguros a dezenas de milhões de clientes. Atua na Argentina , Chile, Paraguai, Uruguai.
O banco se tornou o maior banco do hemisfério sul em 3 de novembro de 2008, após anunciar a fusão como Unibanco, ultrapassando seu rival histórico, Bradesco. Posteriormente assumiu o posto para a sociedade de economia mista Banco do Brasil S.A., permanecendo o Itaú na atualidade como maior banco da América Latina e do hemisfério sul.
O Banco Itaú também foi eleito pelo “Financial Times” e pelo “International Finance Corporation” com um prêmio como o banco mais sustentável. Já havia recebido em 2009, 2010 e 2011 o prêmio na categoria Banco Sustentável na América Latina e de Mercados Emergentes e Banco Sustentável do Ano.
...