Leibniz - Ética e Filosofia
Por: Carol Rodrigues • 17/9/2015 • Trabalho acadêmico • 356 Palavras (2 Páginas) • 665 Visualizações
Página 1 de 2
Leibniz
- Leibniz, nascido em Leipzig, Alemanha. Caracterizado por seu universalismo, foi um racionalista bastante peculiar. Crítico de Descartes, de Spinoza e dos Empiristas, sobre tudo de Locke, ele se afasta do subjetivismo característico do pensamento moderno em suas origens. Foi um metafísico que dava mais valor a lógica na fundamentação da ciência do que a epistemologia.
- Por suas formulações teóricas nos campos da lógica e da linguagem, ele antecipa em muitos aspectos o desenvolvimento da lógica-matemática e da filosofia da linguagem no pensamento contemporâneo. Defendendo a lógica como chave para o desenvolvimento sistemático e racional de totalidade do conhecimento humano, segundo ele, é a única capaz de promover a unidade e integração desse conhecimento em uma visão unificada de ciência. E dizendo também que: “O pensamento não pode existir sem linguagem. Sem um signo ou outro. Basta nos interrogarmos se podemos fazer algum cálculo aritmético sem usar um signo numérico.”
- Suas contribuições vão desde a descoberta do cálculo infinitesimal até o esforço pelo ecumenismo e pela superação dos conflitos religiosos na Europa.
- A tarefa da filosofia consiste na integração da totalidade do conhecimento humano, com isso Leibniz revela uma preocupação em aproximar as tradições filosóficas eternas com as teorias dos "novos filósofos.
- Suas principais obras foram: O discurso de metafísica, a Teodicéia e a Monadologia..
- Em Leibniz temos uma concepção de realidade constituída por uma diversidade de mônodas. Essa concepção se encontra na teoria da Monadologia.
Ele postula a necessidade de distinguir entre verdade da razão, que são necessárias. Elas se sustentam no príncipio da razão sufuciente, o qual pode-se sempre explicar a razão de sua existência. Sustentando assim que, em vez de duvidar de tudo que possa parecer incerto, é preciso considerar os graus de aceitação ou discordância que cada afirmação pode produzir, ou seja, examinar suas razões. Assim, toda verdade deve ter uma razão segundo a qual ela é verdade
- A filosofia de Leibniz vira a ter grande influência, em sua formulação teórica de racionalismo, fortemente dogmático, que será conhecido com sistema Leibniz-wolf. Esse sistema terá um grande sucesso, vindo a ser quase uma "filosofia oficial" em meádos do século 18 na Alemanha.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com