Mark V (true) e F (falso)
Ensaio: Mark V (true) e F (falso). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luisgustavo17 • 15/12/2014 • Ensaio • 354 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
QUESTÃO 1: Marque V (verdadeiro) e F (falso):
a) Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país 30 dias depois de oficialmente publicada ( )
b) O processo legislativo segue, necessariamente, a ordem das fases seguintes: -iniciativa; -discussão, deliberação e votação; -sanção ou veto; -publicação; -promulgação ( )
c) A República é a forma de governo democrática, exercitada pelo povo, em seu benefício, por meio do voto ( )
d) A função atípica do Poder Judiciário é aplicar o Direito ao caso concreto ( )
e) Deve-se observar a territorialidade para a aplicação da lei no tempo ( )
QUESTÃO 2: Dissertar sobre o Estado Democrático de Direito, relacionando com os poderes legislativo, executivo e judiciário.
QUESTÃO 3: Dissertar sobre um dos direitos fundamentais previstos na Constituição da República de 1988.
QUESTÃO 4: Apresentar e exemplificar 2 (dois) direitos básicos dos consumidores.
QUESTÃO 5: Definir, em linhas gerais, as obrigações no âmbito civil, indicando suas modalidades.
QUESTÃO 6: Quando, em regra, uma pessoa se torna capaz? Indicar as situações que tornam uma pessoa relativa e absolutamente incapaz.
ABSOLUTAMENTE INCAPAZES: - os menores de dezesseis anos; - os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos; - os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.
RELATIVAMENTE INCAPAZES: - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos; - os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido;-os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; - os pródigos;
CESSAÇÃO DA INCAPACIDADE: pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos;
CESSAÇÃO DA INCAPACIDADE: - pelo casamento; - pelo exercício de emprego público efetivo; - pela colação de grau em curso de ensino superior; - pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria.
...