Mercado de Capitais
Por: leo.me02 • 6/11/2020 • Trabalho acadêmico • 1.287 Palavras (6 Páginas) • 132 Visualizações
A[pic 1]
Marcelo Jose Rocha de Moraes
- INTRODUÇÃO
A primeira coisa a se saber é qual é a definição exata de mercado de capitais. Este nada mais é que um sistema de distribuição de valores mobiliários, com o objetivo de prover liquidez aos vários títulos existentes, de forma a melhorar o fluxo de capitais entre os agentes econômicos. É formado pelas bolsas de valores, sociedades corretoras, bancos e outras instituições financeiras. E por que é tão importante? Numa economia desenvolvida, é importante que os fluxos financeiros sejam feitos de forma eficiente e segura entre os agentes econômicos. Quem são esses agentes? Eu, você, todo mundo que tem algum tipo de poupança, os bancos, as corretoras, as empresas e os governos. Com o mercado de capitais fica mais fácil realizar investimentos em grandes empreendimentos ou comprar partes de empresas (uma ação, por exemplo, é a menor fração do capital social de uma empresa), ajudando esta a se financiar de uma forma mais barata do que por empréstimos. Dessa forma, a empresa poderá reinvestir o dinheiro obtido na compra de máquinas, ampliando sua capacidade, contratando mais pessoas, inovando em várias áreas e contribuindo para geração de riqueza da região em que estiver. Por exemplo, vamos supor que não tivéssemos um mercado de capitais e um sistema financeiro desenvolvido. Se uma pessoa ou empresa precisasse se financiar por algum motivo, seria bastante complexo conseguir o montante necessário, pelo prazo que fosse preciso, requerendo apenas a pessoas físicas ou empresas que tivessem um montante de poupança disponível. Como garantir que esse empréstimo seria pago? E como saber que o motivo para o empréstimo seria aquele mesmo, como saber o risco que se corre? Que taxa cobrar e como receber de volta o empréstimo, por parcelas, de uma vez só, com amortizações periódicas? Dessa forma, poucos negócios se concretizariam e a economia seria muito pouco desenvolvida, já que o capital estaria concentrado em poucas mãos. Com o tempo, para suprir essa demanda, as instituições financeiras começaram a surgir. Basicamente, o papel delas é de intermediação entre os poupadores e tomadores, equalizando esse fluxo de capitais. Aos poucos, o sistema financeiro foi desenvolvido, criando-se diversos instrumentos, sistemas, regras e procedimentos, dando liquidez ao mercado de forma geral e protegendo ambas as partes. [pic 2] |
- 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nesse capitulo serão abordados o conceito sobre Mercado financeiro e os mercados que o compõem.
2.1 Mercado Financeiro
O mercado financeiro representa uma parte do mercado na qual ocorre o intercambio de ativos financeiros, determinando seu preços, entre agentes superavitários e agente deficitário. Esse mercado deve proporcionar um ambiente de troca transparente de modo que cumpra suas funções de estabelecer contato entre os agentes, proporcionando liquidez aos ativos com reduzidos prazos e custos de transação.
Estes mercados se dividiram em quatro: Mercado Monetário, Mercado de Credito, Mercado de Cambio e Mercado de Capitais. Na pratica, esses mercados muitas vezes se confundem, permitindo que varias as varias operações financeiras interajam por meio de um amplo sistema de comunicações. A taxa de juros é uma referencia comum para as diversas negociações, funcionando como uma moeda de troca entre esse mercado (ASSAF NETO, 2007 ).
,
2.2 Mercado Monetário
O mercado monetário envolve as operações de curto e curtíssimo prazo, proporcionando um controle ágil da economia e das taxas de juros básicas pretendida pela politica econômica das autoridade monetárias. Os papeis lastreiam as operações desse caracterizam – se pelos reduzidos prazos e a alta liquidez.
2.3 Mercado de Credito
De acordo com Assaf Neto (2007), o Mercado de Credito visa suprir as necessidades de caixa de curto prazo e médio prazo dos agentes, seja por meio de concessão de credito á pessoa física ou a financiamento pessoa jurídica. Essas operações são realizadas por instituições financeiras bancarias. Os produtos e serviços financeiros tem se desenvolvido e diversificado. Dentre a diversas modalidade de credito estão as contas garantidas, hot Money, credito direto ao consumidor (CDC), créditos rotativos, etc. Todas essas modalidade procuram atender a todos os tipos de demanda por credito com um grande numero de opções quanto ao volumes de empréstimo, prazos, riscos e meios de realização de credito.
2.4 Mercado de Capitais
O mercado de capitais compreende um conjunto de instituições que negociam títulos de valores mobiliários, direcionando os recurso entre compradores e vendedores, disponibilizando ás empresas condições de captarem recursos de maneira mais direta com os investidores, objetivando a realização de projetos de investimentos, de médio e longo prazo, sendo que as principais títulos negociados são as ações ( representam parte do capital das empresas). É um mercado de risco como já informado onde o investidor por exemplo aposta no crescimento e no lucro da empresa da qual o acionista visando com isso a valorização de suas ações.
...