Mitologia grega
Por: Joaogabriel5 • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 675 Palavras (3 Páginas) • 288 Visualizações
RESSUREIÇÕES QUE NÃO DERAM CERTO E RESSUREIÇÕES BEM-SUCEDIDAS
INTRODUÇÃO
- A ressureição é um trajeto impossível para os mortais.
- Os deuses, apesar de imortais, eventualmente ficam presos no reino dos mortos.
- Está na ordem das coisas os homens morrerem, e não se pode escapar disso sem causar uma desordem que pode revirar o andamento do universo inteiro.
- Deve-se aceitar a morte, e mesmo assim, buscar a vida boa.
ORFEU
- Um dos raros a ter marcado a religião cristã.
- Contradição inelutável e insolúvel entre o amor e morte.
- Eurídice, esposa de Orfeu, acidentalmente pisa em uma víbora e morre quase que instantaneamente.
- Orfeu foi buscar Eurídice nos infernos, onde faria de tudo para convencer Hades e Perséfone a deixarem que leve consigo sua amada.
- O caminho para chega ao reino dos mortos é difícil. A descida aos infernos supera em horror tudo que um ser humano possa imaginar de mais atroz.
- A coragem e o incontestável amor por Eurídice, fascina as duas divindades, conhecidas por normalmente serem inacessíveis a qualquer sentimento humano. E decidem permitir a volta de Eurídice, porém, tudo com uma condição: que ela o siga em silêncio e, principalmente, que ele não olhe para trás querendo vê-la, até saírem do inferno.
- Não se sabe ao certo o porquê, mas Orfeu não aguenta e olha para trás, fazendo com que Eurídice morra pela segunda vez.
- Eixo principal do mito: a contradição entre o amor e a morte, insuperável para os mortais, apesar de toda a esperança investida na tentativa de Orfeu. E deve compreender que o que está atrás está para trás o que o passado já passou.
DEMÉTER E OS MISTERIOSDE ELÊUSIS
- Deméter é mãe de Perséfone. Filha de Cronos e Reia, consequentemente irmã de Zeus e Hades.
- Os protagonistas deste conto são imortais.
- É com ele que os gregos vão apresentar um elemento fundamental da organização do cosmos, o nascimento das estações do ano.
- Deméter teve com seu irmão, Zeus, uma filha, a quem deu o nome de Perséfone, então tem uma filha divina, a quem ama de uma forma que nem se pode imaginar. Mas Zeus tem um projeto que ele tentou esconder de Deméter o tempo todo: pretende que Perséfone se case com o mais rico dos imortais, Hades, o senhor do inferno.
- Para chegar onde pretende, Zeus pediu a Gaia que fizesse uma flor mágica. Perséfone, no momento que em que se prepara para apanhá-la, a terra se abre e o senhor dos mortos surge em seu carro de ouro com quatro cavalos imortais. Ele agarra Perséfone com braços poderosos e rapta a jovem.
- Ninguém quer lhe dizer a verdade, nem mesmo ajudar. Exceto Hécate, que aconselha procurar Hélio, o sol que tudo vê e se dispõe a falar a verdade: Perséfone foi raptada por Hades. E Deméter compreende imediatamente que tudo isso não poderia ocorrer sem o consentimento ou cumplicidade de Zeus.
- Deméter perde voluntariamente sua beleza de deusa e assume a aparência de uma velha feia e pobre e dirige-se a cidade de Elêusis, onde encontra as quatro filhas do rei. Deméter se oferece para cuidar do irmão mais novo das quatro meninas, pedido aceito por Metarina, mãe das meninas.
...