Modelo de Inquérito Policial
Por: Jonathan Lopes • 17/3/2019 • Tese • 530 Palavras (3 Páginas) • 539 Visualizações
MODELO DE PEDIDO DE INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO POLICIAL
Ilustríssimo Senhor Doutor Delegado de Polícia Do _____Distrito Policial da Comarca de _________ Do Estado De _________.
(10 linhas)
Maria, brasileira, casada, profissão, residente e domiciliado na rua____, número ___,caidade-UF, por seu Advogado e Procurador (doc. 1), vem, respeitosamente a Vossa presença requerer requerer INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO POLICIAL, com fundamento no artigo 5°, II, do Código de processo penal, para apurar a infração penal cometida em tese praticada por Jose, brasileiro, casado, profissão, residente e domiciliado na rua____, número ___,caidade-UF, pelas razões de fato a seguir expostas:
I Dos Fatos
No dia ____, Maria foi agredida por seu esposo José, que chegou em casa embriagado.
A Requerida sofreu vários chutes e pontapés deixando-a como hematomas pelo corto todo., com consequência de tal ato Maria deixou de exercer suas funções habituais por 30 dias.
Insta salientar que a conduta violenta do Requerido já era, inclusive, de conhecimento de terceiros, quais sejam, Manoel e Pedro, que já haviam presenciado o comportamento agressivo de José contra sua esposa, inclusive socorreram a mesma.
Assim, diante da piora do comportamento descrito, com crescente quadro de violência, a requerente, está com medo de retornar para casa para pegar seus pertences.
Diante do exposto, mister se faz a apuração da infração penal em comento, bem como a adoção das medidas protetivas previstas na lei n° 11.340/2006, afim de cessar a situação de violência doméstica sofrida pela ofendida.
II Do Direito
A condenação criminal é a resultante de uma soma de certezas: certeza da materialidade e certeza da autoria do imputado.
Entende-se que no caso em tela houve transgressão ao preceito que rege a lei n º11.340/2006, Jose agride fisicamente sua esposa no ambiente familiar.
Pelo que se depreende das provas (anexo) fica perfeitamente demostrado a materialidade, culminando na necessária abertura de inquérito intentando a condenação do Requerido
III DOS Pedidos:
Diante do exposto, requer:
a) O recebimento e a instauração do competente Inquérito Policial;
B) Cautelarmente, sejam determinadas as medidas protetivas do art. 19, da lei nº11.340/2006, lei maria da penha;
c) Que o requerido se afaste do lar, domicilio de convivência da vitima e mantenha a distancia de mil metros;
d) seja designada data para a oitiva das testemunhas abaixo arroladas, bem como a oitiva da noticiante, para demais esclarecimentos que se entenderem necessário;
e) seja feito o exame de corpo de delito na Requerida para eventuais comprovações;
f) que seja juntada a procuração.
Nestes Termos,
Pede Deferimento.
Local .... data...
ADVOGADO...
OAB/... nº ...
...