O Código de Ética da Humanidade
Por: igorspc • 7/9/2018 • Trabalho acadêmico • 945 Palavras (4 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Regional da Bahia
Bacharelado em Direito
Arón Matos Dos Santos
Camila Silva
Daniela da Silva Lima
Emanuele da Silva Soares Santos
Ericles Davidson
Igor Soares Prestes da Cunha
Jefte França
Kauã Rocha Domiense de Oliveira
Ética, Direitos Humanos e Cidadania: uma questão de consciência política.
(Direitos Humanos o Código de Ética da Humanidade)
Salvador
2017
Arón Matos Dos Santos
Camila Silva
Daniela da Silva Lima
Emanuele da Silva Soares Santos
Ericles Davidson
Igor Soares Prestes da Cunha
Jefte França
Kauã Rocha Domiense de Oliveira
Ética, Direitos Humanos e Cidadania: uma questão de consciência política.
(Direitos Humanos o Código de Ética da Humanidade)
Trabalho apresentado a banca de Direito, composta pelas professoras: Rosanete Fernandes e Aline Bandeira com objetivo de aprendizado e como nota parcial da AV3.
Orientadora:Daiane Zappe.
Salvador
2017
“DIREITOS HUMANOS O CÓDIGO DE ÉTICA DA HUMANIDADE”
Por mais longe que se olhe na história de formação da sociedade, o ser humano, está sempre introduzido a algum tipo de relação com outros. Alguns filósofos, como Aristóteles, dirão que tal ato se dá por instinto inerente a sua natureza, outros defendem a idéia de que o homem se agrupa por uma simples questão de inteligência e diferentes são os meios que se regulamenta o convívio e a quais são os direitos inerentes ao homem.
Ao evoluir de grupamentos para sociedade o homem foi se questionando de que maneira deveria se comportar em sua relação com os demais, para isso, as sociedades de acordo os interesses gerais, derivados das individualidades de cada integrante do meio social, definem valores que norteiam a todos os componentes daquela sociedade. Antes de se aprofundar no tema “Direitos Humanos o Código de Ética da Humanidade”, faz se mister o entendimento sobre o que é ética e moral e Direito, pois os mesmos apresar de terem grandes vínculos entre si possuem diferenças consideráveis para o entendimento do tema. Tanto a moral como o Direito se fundamentam em regras e buscam prever uma possibilidade para as ações humanas, porém são diferentes. A moral estabelece por assim dizer, regras que são assumidas pelos indivíduos, como uma forma de garantir o seu bem viver. A moral independe das fronteiras geograficamente delimitadas e garante uma identidade entre os indivíduos que nem se conhecem, mas utilizam desse mesmo referencial moral em comum.
O Direito busca impor um regramento de uma sociedade delimitada pelo Estado. As normas positivadas têm uma base territorial, e valem apenas naquele lugar delimitado onde uma determinada população vive.
A ética se diferencia da moral e do Direito pois não estabelece regras, a reflexão da ação humana é o que a caracteriza. A ética é o estudo em geral do que é bom ou mau, ela busca justificativas para as regras propostas pela moral e pelo Direito. Moral é um ramo da ética que pode ter duas concepções a ampla que abrange todas as ciências normativas do agir humano onde a palavra ética seria a melhor para essa concepção e a estrita onde a moral identifica se como disciplina dos atos humanos, seria o conjunto de normas tendentes a formar o homem. Os direitos humanos são um conjunto de direitos básicos inerente aos homens, sem conter restrições alguma, pois são assegurados para todos os indivíduos da sociedade e grupos sociais, esse conceito está intrinsecamente relacionado com a idéia de liberdade de expressão e pensamentos. Sendo eles constituídos no documento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, possuindo 30 artigos, fundamentados na igualdade, fraternidade e liberdade entre os seres humanos, apesar de não ser positivada a DUDH possui grande influência na constituição brasileira dentre outras, assegurando seus princípios. Próximo do fim da Segunda Guerra Mundial, foi criada uma organização no ano de 1945, com o objetivo de preservar gerações futuras devido a barbárie que tinha acontecido durante esse período, essa organização foi chamada de Nações Unidas que tinha uma visão intergovernamental, através dela foi produzida a chamada Cartas das Nações Unidas, com várias parcerias e diversas organizações que colaboraram. Logo após o término da segunda guerra mundial fez com que criassem um documento com base na igualdade, fraternidade e dignidade dos indivíduos, assim assegurando os seus direitos fundamentais. A DUDH (Declaração Universal dos Direitos Humanos), foi um feito histórico para os direitos humanos. Produzido por um comitê de diferentes culturas e origens, de toda parte do mundo, teve inicio na Assembléia Geral das Nações Unidas em Paris no dia 10 de dezembro de 1948, com o objetivo de abranger aos povos e nações de forma global.
...