O Exercício de Psicologia Geral e Jurídica
Por: ed kush • 30/3/2023 • Abstract • 485 Palavras (2 Páginas) • 96 Visualizações
- [pic 1]
FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO – FIS
DIRETORIA ACADÊMICA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO
Disciplina: Psicológica Geral e Jurídica
Docente: Erlayne Beatriz Felix de Lima Silva
Aluno: Edirlan Manoel de Melo Brito
Curso: Direito - 1º período
Turno: Noite
Exercício de Psicologia Geral e Jurídica
Conceitue a Psicologia, cite seus objetos de estudo e 5 áreas de aplicação desta ciência.
- A palavra psicologia deriva de duas palavras do grego: “Psiquê” que significa “Alma” e “Logia” que significa “estudo de”, o estudo da alma, os gregos acreditavam que o nosso comportamento derivava das manifestações da alma. O objeto de estudo da psicologia é a mente humana, estudando os processos psíquicos e o comportamento, sua principal analise consiste em observa como o meio afeta o indivíduo e seus processos cognitivos.
- Psicologia organizacional
- Psicologia Jurídica
- Psicologia Clinica
- Psicologia Hospitalar
- Psicopedagogia
Contextualize as primeiras demandas que originaram as relações entre Psicologia e Direito.
- A psicologia e o direito começaram sua relação de maneira gradual e lenta muitas vezes de maneira informal, por meio de trabalhos voluntários, mas os seus primeiros contatos aconteceram na área criminal, inicialmente avaliando e elaborando laudos sobre a saúde mental dos envolvidos em algum processo jurídico.
Cite 5 campos de atuação da psicologia jurídica.
- Direito Penal.
- Direito da Criança e do Adolescente.
- Direito Civil.
- Direito do Trabalho.
- Direito da Família.
Diferencie as funções que o/a psicólogo/a jurídico/a pode exercer junto ao Sistema de Justiça.
Pode exercer funções como:
- Orientador e socioeducador em presídios: O psicólogo jurídico pode exercer função dentro do sistema prisional, oferecendo auxilio psicológico e especializado, para aplicação de atividades educacionais dentro dos presídios.
- Perito judicial: O Psicólogo jurídico pode atuar junto com a perecia judicial tanto na vara, cível quanto na vara Trabalhista, criminal, e da família onde pode elaborar laudos e relatórios.
- Acompanhante psicológico de vítimas: Tem a função de contribuir com a recuperação das vítimas, o psicólogo jurídico pode atuar no acompanhamento psicológico dessas vítimas e possivelmente evitar uma vulnerabilidade mental e emocional dessas pessoas.
- Participar na análise comportamental de réus durante uma audiência: O Psicólogo jurídico pode ser solicitado na participação de audiências de processos judiciais, com o objetivo de contribuir com a análise comportamental dos réus durante uma audiência,
...