TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nome da Rosa

Por:   •  12/5/2018  •  Resenha  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA DE HISTÓRIA DO DIREITO

ATIVIDADE SOBRE O FILME “O NOME DA ROSA”

Prof. M. Juliano Gomes de Carvalho

1. Após realizar a leitura ou assistir ao filme O Nome da Rosa, elabore uma breve síntese com os aspectos que você julgar mais importantes da história.

2. Faça uma resenha crítica considerando as influências da religião no Direito através do tempo. Partindo das considerações sobre a inquisição em seu processo de obtenção e gestão da prova e a instrumentalidade da defesa do acusado neste modelo.

1 – O filme relata fatos ocorridos em um monastério no Norte da Itália em 1327, bem na Idade Média, onde uma série de assassinatos estavam acontecendo de forma misteriosa e tudo isto era atribuído a uma atividade do Mal, mas no fundo eram homicídios causados por envenenamento e outros por agressão, a todos que tiveram acesso a uma obra grega, que fazia alusões ao riso e a comédia, um certo tipo de deboche aos costumes católicos daquela época, gerando o ódio e a ordenação das mortes naquele local.

Muitos fatos ocorridos ali, eram encobertos propositalmente pelo Abade que não queria espalhar um certo pânico aos monges que habitavam aquele lugar, e no início do filme isto é sugerido pelo Abade ao monge Franciscano chamado William de Baskerville.

A forma de como a Igreja Católica cerceava o conhecimento e manipulava os habitantes daquele local, revela o quanto a religiosidade tornava as pessoas irracionais, fazendo que o simples fato de sorrir, se tornasse um pecado abominável e digno de castigos e punições severas pelos anciões.

Haviam relações sexuais entre os monges que trocavam carícias e com uma garota pobre, que se dava aos deleites sexuais de alguns membros da Igreja em troca de alimentos para sua família, isto faz prevalecer a hipocrisia, ignorando os princípios e os mandamentos de castidade, pregado pelos Beneditinos e por toda a Igreja Romana.

A Santa Inquisição era uma forma de tentar disciplinar os habitantes daquela época na base do terror, pois eram absolutos em seus julgamentos e todos que iam contra ou simplesmente possuíam dúvidas, eram julgados em nome de Deus como hereges e condenados à tortura e a morte, sem possibilidade alguma de defesa como o caso da garota encontrada no mosteiro, e este fato revelou muito bem esta questão.

Outra situação relevante abordada pelo filme, foi a forma de como a Igreja blindava o acesso ao conhecimento, escondendo em uma biblioteca secreta milhares de obras de filósofos e outros escritores que discordavam da Igreja, como o grego Aristóteles, pois tinha medo do novo e julgavam o conhecimento como obra do demônio, fazendo com que as pessoas se tornassem a cada dia mais ignorantes, o que facilitaria a manipulação de idéias, de pensamentos e de condutas.

2 – A religião exercia forte influência no Direito na Idade Média, pois era soberana e detentora de muitos poderes, até mais que os Imperadores daquela época. Utilizava-se da Santa Inquisição que era uma espécie de tribunal religioso destinado a defender seus interesses, perseguindo, torturando e matando a todos que eram contra os preceitos católicos ou eram de outras religiões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com