O Nome da Rosa
Por: 01046323059 • 24/5/2018 • Resenha • 737 Palavras (3 Páginas) • 231 Visualizações
DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO I
ATIVIDADE SOBRE “O NOME DA ROSA”
Prof. M. Juliano Gomes de Carvalho
ACADÊMICO: Renata Jaqueline Sampaio
1.Após realizar a leitura ou assistir ao filme O Nome da Rosa, elabore uma breve síntese com os aspectos que você julgar mais importantes da história.
No ano de 1327, o monge franciscano Guilherme de Baskerville e seu acompanhante , o noviço Adson chegam a um mosteiro na Italia, onde ocorreu uma morte. Então o monge franciscano foi convidado a solucionar a causa desta morte, os religiosos acreditam ser algo de ordem sobrenatual, ficando todos bem agitados. Caso a solução para o caso não fosse encontrada , seria acionado o inquisitor para resolver o mesmo.
Esta primeira morte, pensaram em se tratar de um suicidio, porem , mais mortes vieram a ocorrer, e com algo em comum dedos e linguas das vitimas estavam manchados de preto. O monge franciscano e o noviço encontraram uma torre, onde todos os livros eram escondidos e pouquissimos tinham acesso, na investigação encontraram indicios suficiente para suspeitarem que as mortes tinham algo a ver com esta torre, que até o momento não sabiam o que era escondido la. Diante disto o monge franciscano solicitou permissão ao superior daquele mosteiro para que adentrasse a torre e visse o que tinha por la, porem o acesso foi negado e foi pedido que as investigações fossem ali encerradas, devido a chegada do inquisitor.
O monge franciscano confidencia ao noviço que já foi inquisitor , mas por acreditar na inocencia de um acusado quase foi enviado a fogueira, teve que se retratar, foi preso e torturado, mas o acusado que era tradutor e foi acusado de traduzir um livro que conflitava com as Escrituras Sagradas foi queimado.
Com a chegada do inquisitor , foram acusados três inocentes, que confessaram o crime sob tortura, porem ocorre o quarto assassinato. Mais uma vez, o monge não concorda com a acusação feito pelo inquisitor , então ele é acusado pelo inquisitor de ser o proprio assassino. Com isso, inicia a corrida contra o tempo , tanto o monge como o noviço conseguem entrar na torre e desvendam o misterio, encontraram “o livro proibido”, o qual foi colocado venenos nas pontas das paginas para quem ousasse ler e utilizasse os dedos para folhar melhor o livro, ele seria envenenado, isto porque este livro trazia um conteudo que não era aceito pela religião (o riso era tratado como pecado, e este livro dizia ao contrario que o riso não era algo ruim, mas nesta religião em questão o riso era proibidos aos monges que tinham por crer no voto de silencio e ausencia do riso). Finalmente, o monge franciscano Guilherme Baskerville conseguiu provar que esta certo, mesmo a torre que continham os livros pegando fogo, ele conseguiu salvar alguns.
- Faça uma resenha crítica considerando as influências da religião no Direito através do tempo. Partindo das considerações sobre a inquisição em seu processo de obtenção e gestão da prova e a instrumentalidade da defesa do acusado neste modelo.
Crime e pecado eram sinônimos, tudo isso influenciado pela religião. Neste filme o direito era totalmente igualado a religião, vemos isso claramente quando o monge estava investigando o caso, mesmo com evidencias precisas foi tudo descartado e dito que se encerrassem as investigações, com a chegada do inquisitor eles queriam apenas culpar alguém, tanto que todas as evidencias sequer foram levadas em consideração, apenas levado em consideração a confissão dos acusados, que em nenhum momento foi levado em consideração que a mesma se faz apenas por existir a tortura.
...