O PALACETE PROVINCIAL
Por: jhoina.siqueira • 7/6/2018 • Trabalho acadêmico • 861 Palavras (4 Páginas) • 589 Visualizações
ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS
CURSO DE DIREITO
HELLEN LOPES
JHOINA CHRISTIANA
PALACETE PROVINCIAL
MANAUS
2017
HELLEN LOPES
JHOINA CHRISTIANA
PALACETE PROVINCIAL
Trabalho de Antropologia solicitado pela Professora Maria Amávia de Souza para obtenção de nota para o 2° Bimestre do 1° período de Direito
MANAUS
2017
PALACETE PROVINCIAL
1. INTRODUÇÃO
A História e a cultura de um povo é de extrema importância na visão antropológica, sendo assim, a cultura será como universo simbólico, relevante na compreensão da realidade social humana na qual está inserida. Permeando a compreensão da diversidade sociocultural dos diferentes povos da terra, sua inserção no cenário científico revela as mudanças efetivas nas relações concretas entre sociedades e culturas ao longo do tempo.
Partindo dessa concepção, a instituição educacional proporciona através das atividades extraclasses a oportunidade de conhecer o passado cultural, histórico e social do qual você faz parte.
Neste relatório discorremos sobre a origem, a importância e os museus disponíveis para visitação bem com suas obras e histórias.
2. DESENVOLVIMENTO
Palacete Provincial
A maioria dos turistas ao conhecer a cidade de Manaus surpreendem-se com a exuberância da cidade em plena floresta amazônica, localizada da região norte do Brasil. A metrópole amazônica oferece várias opções turísticas; Praias de água doce, praças históricas, a ponte de ferro Benjamim Constant.
O centro da cidade marcado pela arquitetura europeia da época da borracha, o Teatro Amazonas, Palácio Rio Negro, mercado central Adolfo Lisboa, Paço da Liberdade ,alfandega de Manaus e o Palacete Provincial, assim chamado pelo fato de haver servido de sede do governo da Província do Amazonas e de residência de seus presidentes. Restaurado a cerca de oito anos e funcionou por mais de cem anos como quartel da Polícia Militar do Amazonas, e sob a coordenação da Secretaria de Estado e cultura atualmente abriga cinco museus; Museu de Numismática, o Museu da Imagem e do Som do Amazonas, a Pinacoteca do Estado, o Museu de Arqueologia.
Situado na Praça Heliodoro Balbi e abriga mais de 200 obras de arte expostas na Pinacoteca. O acervo tem aproximadamente mil obras, entre pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, produzidas por cerca de 300 artistas amazonenses, brasileiros e estrangeiros. A coleção apresenta produção artística brasileira desde o século XIX até o século XX, em destaque estão as obras de artistas regionais.
Pode-se ainda apreciar no museu da Imagem e do Som, extenso acervo fonográfico, com obras de cinema, fotografia, música, televisão, rádio, revistas e outros, organizados em conteúdos museológicos, iconográficos, bibliográficos, arquivísticos, audiovisuais e de multimídia.
No museu de arqueologia ficam expostos fragmentos arqueológicos encontrados na Região Amazônica como a estátua de arte mobiliar arqueológica, esculpida e polida em um bloco único de esteatita, semelhante a pedra sabão, mostrando um ser com características humana e animal que está associada à cultura Tapajônica. Também é possível conhecer as formas de sepultamento de alguns povos indígenas, bem como seus respectivos significados.
Sinalizando os períodos da Pré-História, Egito, Grécia Antiga, Renascença e obras dos séculos XVII e XVIII e Modernismo encontra-se exposta uma coleção de réplicas de esculturas dos museus da França.
...