O PLÁGIO NAS MONOGRAFIAS
Por: RafaHLima • 22/10/2015 • Resenha • 481 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
FACULDADE DE DIREITO DE GARANHUNS (FDG)
Curso de Pós Graduação em Direito Civil e Processo Civil
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Cientifica II - Professor: Ricardo Oliveira
Aluna: Amanda Fernandes Siqueira
PLÁGIO NAS MONOGRAFIAS
O autor discorre em seu livro Como evitar plágio em monografias, sobre as técnicas para o uso de textos encontrados na internet, assim como a revolução que a popularização ao acesso a internet proporcionou, deixando mais ágil o processo de comunicação, relacionamento pessoal, envio e recebimento de dados e também consulta a bibliotecas virtuais de textos.
Em todos os cursos, a utilização de textos extraídos da internet para elaboração de trabalhos acadêmicos e até mesmo em monografias vem causando situações muitas vezes constrangedoras e inusitadas para alunos os alunos, orientadores e instituições de ensino. O autor busca apresentar como vem acontecendo a cópia, transrição e plágio nos trabalhos, mostrando que essa prática é criminosa e o meio educacional são contra essa conduta.
Diante das exigências estabelecidas pelos profesores desde os primeiros períodos, os alunos apresentam dificuldades em redigir os trabalhos, por estarem acostumados à elaboração de redações pouco criativas e por não terem domínio das normas de citações e referências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou o manual da instituição.
Frente aos pensamentos do autor quanto o acíduo uso da internet na atualidade, a originalidade de seus argumentos se concretiza também se baseando em um dos mais expressivos pensadores da cultura cibernética, Pierre Lévy, que nos diz que:
A verdadeira democracia eletrônica consiste em encorajar, tanto quanto possível — graças às possibilidades de comunicação interativa e coletiva oferecidas pelo ciberespaço —, a expressão e a elaboração dos problemas da cidade pelos próprios cidadãos, a auto-organização das comunidades locais, a participação nas deliberações por parte dos grupos diretamente afetados pelas decisões, a transparência das políticas públicas e sua avaliação pelos cidadãos (LÉVY, 1999, p. 186).
O texto apresentado é caracterizado por sua originalidade e validade quanto à importância para os leitores, não apenas direcionados aos alunos e professores, mas para todas as pessoas que interessam-se ou necessitam aprender mais a utilizar corretamente a internet como uma ferramenta útil e facilitadora para trabalhos científicos.
Atingir seguridade nos textos buscados da internet, atendendo às exigências às normas científicas é o objetivo dessa obra, cuidando para que o acadêmico sempre disponha de elementos emprestados de terceiros, mas com condições básicas para redigir uma boa dissertação ou monografia, sem cometer o plágio.
REFERÊNCIAS
Capítulos 1 a 5 Disponivel em: http://adalbertofranklin.por.com.br/wp-content/uploads/2013/08/Como-evitar-plagio-_Adalberto-Franklin.pdf. Acesso em: 24/06/2015.
LÉVY, P. Cibercultura. Editora 34, 1999.
...