O Planejamento Carreira
Por: Elton Dourado • 5/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.992 Palavras (8 Páginas) • 445 Visualizações
Planejamento de carreia
Belém
2017
Planejamento de Carreira
[pic 1]
Belém
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO................................................................................4
- ANÁLISE INDIVIDUAL...................................................................4
- ANÁLISE DO MERCADO..............................................................5
- OBJETIVOS E METAS DE CARREIRA.......................................6
- ESTRATÉGIAS DE CARREIRA....................................................7
- PLANO DE AÇÃO .........................................................................9
- ACOMPANHAMENTO DO PLANO..............................................11
- CONCLUSÃO ...............................................................................12
1.INTRODUÇÃO
O planejamento é de fundamental importância para o estabelecimento de objetivos concretos na vida profissional. Por meio dele é possível traçar um guia de curto até longo prazo para as atividades profissionais aos quais estamos envolvidos. Serve também para o estabelecimento de uma posição diante do mercado, e assim assumirmos uma identidade e um foco profissional em prol do desenvolvimento da nossa carreira.
Considerando tal relevância, a partir do referido trabalho foi possível realizar reflexões e pesquisas a fim de materializar pensamentos e ideias que antes estavam presentes em um campo mais abstrato Inicialmente, a fim de situar o leitor, descrevo minhas atividades atuais e onde pretendo chegar ao longo dos anos profissionais.
Atualmente sou geólogo, formado a 6 anos pela Universidade Federal do Pará, já desenvolvo atividades como consultor na área a cerca de 4 anos. Meu foco de trabalho sempre foi voltado para a área da mineração, a qual tive a oportunidade de desenvolver as mais variadas consultorias. Me sinto muito realizado de forma pessoal na profissional ao qual tive a oportunidade de escolher. No entanto, nos últimos anos com a queda do valor de mercado do minério de ferro além da conjuntura política do pais, a mineração sofreu uma forte crise, e o mercado que já era extremamente exigente e concorrido, passou a reduzir custos e a exigir muito mais dos profissionais da geologia. Em face a essa situação, também tivemos o maior desastre ambiental da historia do pais, em Mariana, a cerca de dois anos. Diante dos fatos tornou-se evidente em minha concepção de que precisaria está mais preparado para o mercado, e que deveria buscar novos caminhos para que eu pudesse manter minha renda salarial. Sendo assim, avaliei diversas alternativas e percebi a forte ligação do direito ambiental com a geologia, atualmente mostram-se complementares.
Portanto, com os anos de vivencia na profissional comecei a observar algumas barreiras, principalmente voltadas para as questões ambientais e legais, que eu não tinha habilidades nem conhecimento jurídico suficiente para solucionar os problemas. Então, a partir desse momento decidir buscar uma nova formação acadêmica, na área do direito, a fim de complementar minhas habilidades e competências profissionais já adquirida ao longo dos anos.
2.ANÁLISE INDIVIDUAL
Geólogo é o profissional que atua na área das geociências, identificando, quantificando e legalizando áreas que possam viabilizar a utilização de elementos importantes para a sociedade, como por exemplo, o petróleo, minério de ferro e a água. Em uma analise mais especifica é capaz ainda de avaliar tanto as questões ligadas a impactos ambientais, legais nos campos dos marcos regulatórios, seja em mineração, setor petrolífero ou da hidrogeologia, como também, eventos causados pela ação natural ou pela ação humana sobre a Terra. Uma das áreas de atuação da geologia, ao qual me enquadro é legalização minerária, que está voltada para a regularização de empreendimentos minerários, onde atuo desde a cubagem de uma jazida mineral até a sua implantação, respeitando os marcos regulatórios, cada vez mais complexos ou dependente de profissionais que entendam tanto das atividades especificas do setor, do empreendedorismo e do conhecimento crítico para interpretação jurídica, sendo esta última o principal motivo para buscar a nova formação acadêmica/profissional.
Realizando uma reflexão individual, percebo que meus principais entraves nesta nova jornada profissional será o tempo, uma vez que preciso por questões financeiras continuar desenvolvendo meu trabalho como geólogo, o que envolve viagens e trabalhos diretamente no campo. Além disso, a veia empreendedora é uma caracteriza muito evidente em mim, no entanto, neste período de restrição de tempo, necessito manter o foco em objetivos maiores para que eu os alcance.
Levando em consideração, que o Direito é uma área extremamente complexa, e que preciso organizar de forma cartesiana meu tempo para que eu possa tirar o maior proveito possível das atividades acadêmicas do curso.
Também preciso manter uma rotina de atualização de cursos da área da geologia, e pretendo aliar estes cursos já enfocando na carreira jurídica com a linha ambiental em voga.
3.ANÁLISE DO MERCADO
Considerando a minha área de atuação profissional, Macedo, Alcantara e Pereira (2015) destacam que no Plano Nacional de Mineração 2030 (PNM – 2030), as atividades do setor mineral compreendem as atividades relacionadas à geologia, mineração e à transformação mineral. O setor contribui com 4,2% do Produto Interno Bruto (PIB), e 20% das exportações brasileiras, sendo essencial na economia do país. A mineração é uma atividade essencial para a vida moderna. No entanto, é um setor que gera grande impacto ambiental, e o profissional que atua nesta área precisa está sempre atento as legislações de alçadas pelo direito ambiental.
Em entrevista ao jornal Diário do Amapá em agosto de 2016, ex- diretor do Departamento Nacional da Produção Mineral afirma que hoje a mineração não é mais uma área restrita geólogos e engenheiros de minas, a presença do advogado se torna imprescindível. Analisando os problemas do meio ambiente e até os empecilhos legais, muitas vezes podem ser resolvidos com interpretações da lei aliadas ao conhecimento especifico na área da mineralogia, percebe-se uma lacuna no mercado, que ainda é pouco contemplado por profissionais que desenvolvam ambas as habilidades.
...