TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É O CUNHADISMO E PORQUE ISSO FOI IMPORTANTE NO PROCESSO DE MISCIGENAÇÃO?

Por:   •  15/6/2020  •  Abstract  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Jhulia Paulino Dourado

Curso: Direito                                                                             Turno: Matutino

Disciplina: Antropologia

Matricula:202015142

  1. O que é o cunhadismo e porque isso foi importante no processo de miscigenação?

Era uma prática indígena antiga, usada para inserir estranhos a sua comunidade, basicamente eles davam uma moça índia como mulher. Depois estabelecia, laços que aparentavam a todos os membros do grupo. Isso era possível graças ao sistema de parentesco classificatório dos índios, fazia com que todos os membros de um povo se relacionassem uns com os outros.

  1. Quem foram os mamelucos?

Eram os mestiços de índio, era um povo que não era nem índio nem português, porém falava o tupi e nheengatu, sendo então essenciais para Ribeiro, na formação étnica do brasileiro e na ocupação e expansão do território do país.

  1. Assista ao vídeo – disponível no Youtube: O Povo brasileiro a formação e o sentido do Brasil – ver o vídeo com 2 horas de duração. Com suas palavras explique que contribuições o índio, o negro e o branco trouxeram para a cultura brasileira – em 15 linhas.

Índio: Os índios eram perfeccionistas, não consideravam seus trabalhos como arte (como vemos nos dias atuais), era feito tudo com muito apresso e cuidado, por que tudo era construído representava algo. Era um povo colorido, que cultuava a morte, festejava as colheitas, festejava a chuva, festejava o que a natureza tinha e oferecia. Construía suas próprias moradias, armas, e instrumentos de casa, domesticaram diversas plantas, inclusive as medicinais, e também os animais.

Negro: Dominação do ferro, metalurgia, poder sobre territórios, e religião também. Alto grau de urbanização, produção estética sofisticada, e economia monetária. Rituais, culinária, as artes, danças, língua. Os negros foram de extrema importância para a formação da identidade brasileira.  

Branco: Pessoas que tinham tecnologia de navegação muito avançadas, tinham mercadores, artesãos. Boas técnicas de pastoril, também a linguagem, a escrita. O gosto pelo açúcar, também inseriram o arroz, o café, instrumentos musicais também, domínio do algodão, da cana de açúcar, azulejos. Organização política, econômica e social. Cultuar o Espirito Santo.

  1. Explique o conceito de ninguendade?

O fato de o povo brasileiro nascer da soma de varias misturas étnicas, como dos africanos portugueses, italianos, japoneses e alguns outros. Como consequência disso foi chamado esse fenômeno de ninguendade. Segundo as ideias do próprio autor, é como se cada brasileiro fosse filho de “ninguém”.

  1. Que diferença existe entre o conceito de miscigenação proposta por Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro?

Para Gilberto Freyre (1900-1987), que acreditava “que a miscigenação que largamente se praticou aqui corrigiu a distância social que de outro modo se teria conservado enorme entre a casa-grande e a senzala”, Ribeiro não enxergava a mestiçagem ou essa mistura de diferentes Brasis em um como sinônimo de “democracia racial”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com