Algumas etapas importantes para implementar o processo de gerenciamento de pessoas
Seminário: Algumas etapas importantes para implementar o processo de gerenciamento de pessoas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: henriquesantos1 • 17/9/2014 • Seminário • 635 Palavras (3 Páginas) • 348 Visualizações
INTRODUÇÃO
A atividade a seguir tem como objetivo, relacionar gestão de pessoas a uma rotina que deve ser aplicada diariamente pelo gestor que almeja um ótimo relacionamento com seus colaboradores e consequentemente qualidade nos serviços prestados devido a satisfação da equipe.
Não por acaso, as empresas cada vez mais se preocupam com esse “bom relacionamento”, o gestor presente e atuante tem uma visão ampliada no que se refere à motivação de seus colaboradores de forma positiva.
Dentre as informações técnicas dos modelos de gestão que serão apresentadas, cabe a esse apanhado de informações um plano de ação para que sejam aplicadas de forma efetiva e consistente visando à melhoria em todos os âmbitos na empresa.
GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS
Gestão de pessoas ou administração de recursos humanos refere-se a uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH são técnicas e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.
Três pontos fundamentais fazem parte do conceito de gestão de pessoas:
• Visão pessoal: O entendimento de que cada colaborador possui conhecimentos e habilidades próprias importantíssimas à organização e precisam em primeiro lugar ser tratados como seres humanos e não apenas números.
• Pró-atividade estimulada: O gestor deverá ser capaz de incentivar e aflorar em seus colaboradores a criatividade, talento e comprometimento que unidos renovam os recursos organizacionais da empresa.
• Organização parceira: Os colaboradores poderão se tornar excelentes aliados quando se sentem importantes, valorizados, não somente pela busca dos benefícios óbvios de uma prestação de serviço, como seus salários e benefícios, mas também por se sentirem parte fundamental de um ciclo.
Para que a organização possa ativar um plano de ação eficaz no que diz respeito à gestão de pessoas, os líderes antes de qualquer coisa devem capacitar-se a fim de que sejam capazes de reproduzir os valores e conhecimentos necessários, tendo em vista as mudanças organizacionais estabelecidas na empresa.
Esse colaborador deverá receber informações claras daquilo que a empresa espera dele, recebendo estímulos para que também possa contribuir para o desenvolvimento de novas ideias que agregarão valor, tanto para a organização quanto para si mesmo.
Alguns passos importantes para a inserção do processo gestão de pessoas são:
Recrutamento de pessoal: O numero de colaboradores deverá ser adequado à demanda, evitando assim sobrecarga e acúmulo de função.
Determinar
...