O TRABALHO DE ANTROPOLOGIA
Por: Thyeli Pimentel • 23/3/2017 • Trabalho acadêmico • 2.052 Palavras (9 Páginas) • 348 Visualizações
MULTIVIX VITÓRIA
CURSO DE DIREITO
BIANKA MORAIS DIAS
BRUNA OLIVEIRA SANT’ANNA
EMANUELA SILVA FERREIRA
LARISSA DEBARBA VOLPATO
THAILA DE QUEIROZ MORAES COLOMBI
THYELI SAGRILLO PIMENTEL
TRABALHO DE ANTROPOLOGIA
VITÓRIA
2014
TRABALHO DE ANTROPOLOGIA APLICADA AO DIREITO 2014/01
ESTUDO DIRIGIDO
VALOR: 5,0 pontos
VALOR DE CADA QUESTÃO: 0,5
MODALIDADE: Trabalho em grupo de 03 a 05 pessoas, sendo permitido somente aos DESPERIODIZADOS (alunos de outros períodos) fazer individualmente.
As questões serão formuladas de maneira aberta, de modo a permitir a capacidade crítica e de pesquisa do aluno, que poderá valer-se de textos secundários para a resolução das questões, desde que faça a referência ao final do trabalho.
ATIVIDADE: Responder de acordo com os textos disponibilizados e com o auxílio de pesquisa sobre os temas e os autores, as questões abaixo. Atenção, o conteúdo d este trabalho poderá ser cobrado na prova.
- De acordo com o texto de Roberto Cardoso de Oliveira, em que consiste o trabalho do antropólogo?
Segundo o autor, no texto “O olhar, o ouvir e o escrever”, o trabalho do antropólogo é dividido em três etapas. As duas primeiras, o olhar e o ouvir, possuem por excelência a sensibilidade da Antropologia implicando um caráter de imersão na cultura de um povo estudado e cumprindo sua função empírica.
“O ouvir ganha em qualidade e altera uma relação, qual estrada de mão única, em uma outra de mão dupla, portanto uma verdadeira interação.” (DE OLIVEIRA, O olhar do antropólogo, p.24)
Já a terceira, o escrever, é onde Roberto Cardoso defende que o autor do texto antropológico, em seu gabinete, reflete sobre os dados que obteve nas etapas anteriores, troca informações e ideias com outros antropólogos e, com o fruto da reflexão, textualiza a realidade sociocultural.
- Ainda de acordo com a opinião do grupo, em que sentido a antropologia pode colabora para compreensão dos fenômenos jurídicos e sociais? De pelo menos um exemplo.
A antropologia sugere ao jurista a observação da realidade na tentativa de lançar novas perspectivas sobre essa realidade vivida e então transformá-la.
A própria estrutura do pensamento jurídico está montada para operar reificando o poder da sociedade da qual emana, da sociedade que o gerou, da sociedade ocidental moderna e suas categorias. A antropologia fornece um modelo para circunscrever o pensamento positivista, gerado a partir do iluminismo universalista. Colabora, portanto, chamando a atenção à essa observação visando mudanças sociais e jurídicas a fim de promover a inserção de minorias, por exemplo. Uma boa ilustração é o caso de cotas como ações afirmativas, a iniciativa partiu da observação de minorias ausentes ou com presença inexpressiva em Universidades. A partir disso criou-se uma forma de atenuar processos históricos excludentes e ainda chamar atenção da sociedade para o problema em questão, levou assim à discussão e abertura a novos conceitos morais.
- Explique os tipos de capital propostos para Pierre Bourdieu e a sua importância para compreensão da estrutura social.
Assim como Marx, Bordieu tem uma noção de capital como relação social que dá poder aos possuidores frente aos despossuídos estendendo esta a outras formas de riqueza e, a partir disso, cria três tipos de capitais. Sendo esses o cultural, o social e o simbólico. O primeiro designa uma relação privilegiada com a cultura erudita e a cultura escolar; o segundo, uma rede de relações sociais que acaba estabelecendo relações de pertencimento e o terceiro é formado pelo conjunto de signos e símbolos que permitem ao agente se situar no espaço social. Essa última forma de capital permite a imposição arbitrária da cultura dos dominadores aos dominados, e faz parecer a estes que essa cultura é legítima.
Consciente desses conceitos é possível inferir que o capital social pode ser um viés, uma ferramenta, para promover a educação crítica, transformadora.
- Explique em que consiste o habitus e seu papel na estrutura social.
Bourdieu entende o habitus como um sistema de disposições duráveis e transponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de ações. Ou seja, o habitus é um conjunto de ações, comportamentos e valores que, ao mesmo tempo que nos estruturam socialmente, também tem poder de estruturar a própria sociedade.
O autor afirma que a função principal do habitus consiste em descartar ou corrigir dois grandes erros complementares introduzidos pela filosofia ao longo da história: o primeiro erro é referente ao mecanismo segundo o qual a ação constitui o efeito mecânico da coerção de causas externas e o segundo está ligado a ideia do finalismo, através do qual, sobretudo por conta da teoria da ação racional, o agente atua de maneira livre, consciente, sendo a ação o produto de um cálculo das chances e dos ganhos. Introduz, assim, uma nova maneira de ação vinculada a ideia de que é necessário passar do mero dado teórico para a ação prática na sociedade, impulsionada pelo habitus.
- Qual o conceito de campo e como ele ajuda Bourdieu a compreender e explicar as bases do campo jurídico? Qual o papel do formalismo nesse entendimento?
Para o autor campo é uma rede, ou configuração, de relações objetivas entre posições. Essas posições são objetivamente definidas, em sua existência e nas determinações que impõem sobre os ocupantes, agentes ou instituições, pela sua situação presente e potencial na estrutura de distribuição de espécies de poder (ou capital), cuja posse comanda o acesso aos lucros específicos que estão em jogo no campo, assim como pelas suas relações objetivas com outras posições (dominação, subordinação, homologia). A ideia é que à medida que as
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