O que falar no trabalho
Por: Sweet Dreams • 25/9/2016 • Resenha • 321 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
O que falar:
O Brasil se orgulha de ser a 6ª economia mundial em 2011, superando a economia da Inglaterra, mas em se tratando em qualidade de vida, é considerada baixa. Mais da metade da população não possui saneamento básico. A escolaridade não se fala em qualidade, e sim, quantidade. Todos têm acesso à educação, mas é um assunto relativo. Pois a maioria dos brasileiros não consegue interpretar o que lêem e não sabe expor com suas próprias palavras qualquer texto. Isto é conhecido como “analfabetismo funcional”.
A maioria dos diretamente envolvidos (magistrados, membros do MP, defensores, procuradores, policiais e advogados) é que há uma insuficiência de recursos financeiros e urgência de multiplicar quadros pessoais e esquemas estruturais.
É imprescindível multiplicar as alternativas de resolução de conflitos que subtraiam ao Judiciário todas as questões que podem e devem ser solucionadas mediante negociação direta entre as partes, conciliação, mediação, arbitragem ou qualquer moralidade. Não é apenas para aliviar a Justiça dessa carga inadmissível de trabalho. Mas é também para devolver à cidadania a sua autonomia de dialogar, de entender o que está em jogo, de transigir, de exercer um contraditório como deve ser compreendido: colocar-se no lugar do outro.
O Judiciário deve ser reservado para as grandes questões. Tudo que puder ser resolvido diretamente pelas partes, precisa sê-lo. A Justiça é um equipamento dispendioso, lento, anacrônico e excessivo para receber toda e qualquer causa. O prolongamento dos processos é uma aflição acrescida ao fardo de sofrimento de quem se vê obrigado a recorrer ao Judiciário.
A Faculdade de Direito precisa perder o seu viés adversarial, ou seja, nem tudo precisa se tornar processo. O advogado é um agente de pacificação, não um atleta que recebe treino para exercer a sua atividade na arena do processo.
É impossível e não é verdade acreditar que o Judiciário possa resolver toda e qualquer questão, mesmo as de reduzida proporção, comparadas os temas macro.
...