OS MOVIMENTOS FEMINISTAS
Por: lysirlysir • 30/11/2018 • Trabalho acadêmico • 438 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
MOVIMENTOS FEMINISTAS
O movimento feminista teve seu início durante o século XIX, após a Revolução Francesa, periodo em que as mulheres começaram a lutar para diminuir a desigualdade política e de direitos. Esse período ficou conhecido como a primeira onda do feminismo. Desejavam o direito à participação na vida política, direito ao voto, ao estudo e melhores condições de trabalho.
A segunda onda do feminismo aconteceu no período entre os anos 60 e 90. Neste período as mulheres passaram a questionar todas as formas de submissão e desigualdade que enfrentavam
Terceira onda feminista
A terceira onda feminista é o período iniciado a partir dos anos 90 e pode ser definido pela busca de total liberdade de escolha das mulheres em relação às suas vidas.
O que o movimento feminista defende?
O movimento busca principalmente a igualdade de direitos e luta contra a situação de inferioridade em que a mulher ainda vive na sociedade. As reivindicações do movimento feminista são muito relacionadas à garantia de direitos, mas também a todas outras formas de opressão a que as mulheres são submetidas até os dias de hoje.
Dentre as questões importantes para o movimento feminista estavam:
- combate aos diferentes tipos de assédio, como o moral e o sexual,
- fim da violência contra a mulher: violências dentro de relacionamentos, violência sexual, assédio moral, violência obstétrica, dentre outras,
- direitos relacionados à maternidade e à amamentação.
Movimento feminista no Brasil
A partir da década de 30 o movimento feminista começou a ganhar mais força no Brasil. Um dos momentos marcantes da luta pela igualdade das mulheres foi a conquista do direito ao voto no ano de 1932, no governo do presidente Getúlio Vargas.
Mas foi a partir da década de 60 que o feminismo brasileiro começou a ganhar a forma que tem hoje.
Entre os acontecimentos que são conquistas importantes do feminismo no Brasil estão:
- abertura da primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher no ano de 1985,
- a criação da Lei Maria da Penha em 2006.
O que é a Lei Maria da Penha?
A lei nº 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, foi criada para combater a violência familiar e doméstica contra as mulheres. A lei pode ser aplicada a todas as mulheres que estejam em condição de vulnerabilidade em relação aos seu agressor e que envolvam relações de afeto ou proximidade entre o agressor e a vítima.
A lei recebeu este nome em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, uma mulher que sofreu violência doméstica do marido durante mais de 20 anos de casamento. Maria da Penha ficou paraplégica em razão das violências sofridas e se tornou um símbolo da luta contra a violência doméstica no país.
VER MAIS
...