OS TIPOS DE POLUIÇÃO
Por: Marco Gitimayer • 12/11/2018 • Trabalho acadêmico • 3.640 Palavras (15 Páginas) • 210 Visualizações
POLUIÇÃO
O ser humano vem modificando e aumentando o seu espaço natural, na busca de atender as suas demandas de sobrevivência e consumo, como consequências dessa ação, gera os resíduos e esses resíduos (aquilo que resta de nosso consumo, lixo), polui o ambiente em que vive, a essa consequência dá-se o nome de poluição.
Poluição significa sujeira, contaminação, excesso, descuido, desmazelos, inconsequências, danos, imprudências e alteração nociva no clima, no ar, na água, no solo, em todas as instâncias da vida em sociedade.
O conceito de Poluição, segundo o dicionário online Priberam[1] é definido como, “[...] Contaminação ou deterioração do ambiente com substâncias químicas, lixo, fumo, etc [...]”.
TIPOS DE POLUIÇÃO
O maior e mais grave problema ambiental gerados pela intervenção do homem sobre o meio natural é a poluição, ela prejudica o meio ambiente, inviabiliza o cultivo e o consumo de recursos naturais, provoca desequilíbrios ecológicos e pode ameaçar a saúde humana.
Dependendo do recurso afetado e do tipo de lixo gerado, a poluição pode ser dividida em diversas maneiras, sendo que as mais importantes são:
Poluição atmosférica
Envolve a poluição do ar em geral, ela é causada principalmente pela emissão de poluentes tóxicos, seja pelas chaminés das fábricas, seja escapamento dos veículos.
A queima de combustíveis fósseis, tais como o petróleo e seus derivados, além do carvão mineral, é o principal causador desse tipo de poluição.
Segundo dados da ONU[2] “[...] Em meados do século XX, tornou-se evidente que a ação humana influenciou um aumento significativo na produção desses gases e o processo de “aquecimento global” estava se acelerando[...]”.
Em escala local, merecem destaque os problemas ambientais gerados nas cidades, como as Ilhas de Calor e a Inversão Térmica. As Ilhas de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparado a uma zona rural, por exemplo.
Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha (climática).
A inversão térmica é um fenômeno atmosférico de milhares de metros de espessura que ocorre no topo da camada limite planetária (CLP), a uma altitude da ordem de 1 km sobre áreas continentais, e onde o gradiente térmico (gradiente vertical da temperatura do ar) decresce com a altura, numa razão inferior a 10 graus por km ...
Poluição hídrica
Caracterizada pela degradação dos recursos hídricos, resultando na poluição de lagos, rios, córregos e também dos mares e oceanos. É causada principalmente pelo derramamento indevido de esgotos das cidades litorâneas, mas também pela poluição das bacias hidrográficas, pois, durante as chuvas, o lixo é conduzido até o leito dos cursos d'água, prejudicando dessa forma a manutenção da água potável.
Nos oceanos e mares, uma causa frequente é o derramamento de petróleo em grandes acidentes de navios ou de plataforma petrolíferas.
A poluição das águas dos rios resulta na perda de recursos naturais, como a própria água potável, ocasionando também o aumento da mortandade de peixes. A poluição também gera a perda de espécies, principalmente os peixes, afetando em grande medida o ambiente dentro e fora dos mares.
Poluição do solo
Ocorre através da contaminação ou poluição generalizada dos solos, afetando as atividades econômicas e também o ambiente ao seu redor.
As principais ocorrências são os lixos armazenados em lixões e aterros sanitários, onde há a produção de um líquido tóxico chamado de chorume (líquido expelido pelo lixo em decomposição), que penetra no subsolo e pode alcançar até o lençol freático.
Nos cemitérios, a ocorrência é semelhante, nesse caso o problema é o Necrochorume. Na agricultura, o problema são os agrotóxicos empregados para combater a emergência de pragas nas lavouras, isso também pode gerar a poluição dos solos, contaminação dos lençóis freáticos, rios, lagos etc.
Com o excesso de resíduos tóxicos acumulados, o local afetado pode tornar-se infértil, atrapalhando a agricultura e agravando os problemas ambientais locais.
Poluição sonora
São comuns os ambientes urbanos ou com grande aglomeração de pessoas que geram um excessivo barulho, principalmente no trânsito, com o som dos carros e os equipamentos de construção civil, entre outros.
Os principais danos são à saúde humana, pois o volume máximo de sons que devemos ouvir, segundo a OMS[3] (Organização Mundial da Saúde ) “[...] é de 65 decibéis , estimam que 10% da população mundial está exposta a níveis de pressão sonora que potencialmente podem causar perda auditiva induzida por ruído[...]”, frequentemente, o ambiente das cidades em seu cotidiano, produz sons maiores do que esse.
Outro fator importante são os efeitos do ruído na perturbação do sono, com consequências para a vida cotidiana com efeitos sobre o sistema endócrino. Segundo Alessandra Giannella Samelli, professora do Curso de Fonoaudiologia do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, da Faculdade de Medicina da USP, “[...] os distúrbios do sono podem prejudicar a performance e o estado de alerta das pessoas durante o dia, assim como a qualidade de vida e a saúde em geral [...]”[4].
Poluição visual
Causada pelo excesso de publicidades em cartazes, outdoors, placas e outros espalhados nos ambientes urbanos, fruto de propaganda e marketing de empresas principalmente, caracterizando a grande concentração de estímulos visuais.
Apesar de ser aparentemente não agressiva, a poluição visual pode intensificar ou gerar o estresse, além de tornar o ambiente menos confortável para a ocupação humana. Nos períodos eleitorais, esse problema estende-se ao máximo, embora leis recentes tenham sido elaboradas para atenuar esses efeitos.
Um relatório divulgado pela OMS[5] (Organização Mundial da Saúde) aponta “[...] que 80% da população urbana mundial está exposta a poluentes em quantidade superior aos limites recomendados [...]”.
Poluição térmica
Ainda que pouco conhecida, a poluição térmica é um tipo de poluição muito recorrente e que causa grande impacto ambiental. Ela ocorre pelo aquecimento das águas e do ar que são utilizadas nas usinas hidroelétricas, termoelétricas e nucleares e depois lançadas nas águas e na atmosfera.
Embora as usinas sejam grandes responsáveis pela poluição térmica, ações como o desmatamento, a erosão do solo e a urbanização podem influenciar no aumento desse tipo de poluição. Além disso, ele pode ser causado por fatores naturais, por exemplo, quando ocorre as erupções vulcânicas.
...