OTAN e Sua História
Por: William Oro • 19/6/2018 • Trabalho acadêmico • 724 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
INTRODUÇÃO
A OTAN é a Organização do Tratado do Atlântico Norte.
É uma organização politico militar de defesa e segurança atualmente com 28 membros na Europa e na América do Norte. Foi fundada em 1949 no dia 4 de abril em Washington.
(Explicar a bandeira) Este é o símbolo da OTAN, composto de uma Rosa dos Ventos a fim de representar a orientação aos países que compõem o bloco, e, o circulo dando ideia da união entre eles. Qualquer ataque contra um membro é considerado contra todos.
Sua sede (Foto) atual fica em Bruxelas na Bélgica e seu quartel general na cidade de Mons.
HISTÓRIA
Terminada a 2º Guerra mundial em 1945 a Europa estava devastada. Sob a liderança de Stalin, a União Soviética desempenhou um papel decisivo na derrota da Alemanha nazista e passou a atingir o status de superpotência.
Então, sem mais a ameaça nazista, os países europeus encaravam uma nova ameaça, os soviéticos, que, eram a maior potência militar da Europa.
Os europeus sabiam que sozinhos não conseguiriam conter uma possível tentativa de Stalin de ocupar todo o território europeu, motivo pelo qual, primeiramente, foi assinado em 1948 o tratado de Bruxelas pela Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França, Reino Unido, sendo considerados posteriormente os precursores da OTAN.
Mas, sem os EUA essa organização era inútil para deter Stalin, razão pela qual, no dia 4 de abril de 1949 a OTAN foi criada em Washington. Alguns países foram incluídos mais pela localização geográfica do que pela força militar, por exemplo, Portugal.
HISTÓRIA
Fundada a OTAN, o primeiro secretário geral foi Lord Ismay. E segundo ele o propósito da organização era: “Manter russos fora, americanos dentro e os alemães sob controle”.
Em 1955 a Alemanha Ocidental entrou para a OTAN e a União Soviética, para poder bater de frente, assinou o pacto de Varsóvia que incluiu, dentre outros países, a parte Oriental da Alemanha.
A Alemanha ficou dividida em duas e passaria a ser a principal linha de frente da Guerra Fria nesta época pós segunda guerra mundial. Mas em nenhum momento membros da OTAN e do Pacto de Varsóvia se enfrentariam diretamente.
- Esse mapa é a Terra vista de cima, do polo Norte. Mostra, de um lado a URSS (Tratado de Varsóvia) e do outro lado os EUA (OTAN). A área branca é a área que a OTAN buscava proteger em caso de possíveis ataques nucleares vindos da URSS.
Mas o tiro de misericórdia veio em 1990 com o fim da cortina de ferro que separava a Alemanha, unindo o país. (Imagem da queda do muro de Berlim)
Em 1991 o Pacto de Varsóvia foi extinto após 36 anos de sua criação em função da dissolução da união soviética que foi em dezembro deste mesmo ano marcando o fim da Guerra Fria. Essa extinção fortaleceu ainda mais a OTAN, que expandiu sua zona de influência e passou a atrair países do Leste Europeu, tais como a República Tcheca, Hungria, Polônia, Bulgária, Romênia, Eslováquia, entre outros. A Rússia, por sua vez, assinou um acordo de cooperação com a organização, em 1997.
ATUALMENTE (Slide 9)
Em 1999, alguns ex membros do Pacto de Varsóvia começaram a unir-se a OTAN;
...