Origens da Humanidade
Por: Maryanna Castilho • 18/8/2016 • Abstract • 4.548 Palavras (19 Páginas) • 255 Visualizações
FESG – FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA
FAFICH – FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
GRADUAÇÃO EM DIREITO
DOSCENTE: PATRICIA RUDINELI DOS SANTOS OLIVEIRA
ORIGENS DA HUMANIDADE
GOIATUBA –GO
MARÇO – 2016
DICENTES: EMILE FERREIRA, MARYANNA CASTILHO, LUIZ GUILHERME, NAYARA GOMES, CAROLINE GOMES
GRADUAÇÃO EM DIREITO
ORIGENS DA HUMANIDADE
Trabalho apresentado á professora Patrícia Rudineli dos Santos Oliveira, como requisito parcial para a aprovação da disciplina de Antroplogia , da graduação em Direito na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FAFICH
GOIATUBA – GO
MARÇO – 2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 EVOLUÇÃO HUMANA
2.1.1 Era Cenozóica
2.2 CLASSIFICAÇÃO ZOOLÓGICA DO HOMEM
2.2.1 Primatas
2.2.2 Fósseis Humanos
2.3 FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
2.3.1 Australopithecus
2.3.2 Homo Erectus
2.3.3 Homo Sapiens Primitivo
2.3.4 O Homo Sapiens de Neanderthal
2.3.5 Homo Sapiens Sapiens
2.4 RAÇAS HUMANAS
2.4.1 Conceituação
2.4.2 Critérios de Classificação
2.4.3 Fatores de diferenciação
3 CONCLUSÃO
4 REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a Origem da Humanidade, mais concretamente sobre a Evolução Humana, sua Classificação Zoológica, o seu Desenvolvimento e sua diversificação de Raça.
É objetivo deste trabalho buscar determinar como e quando os seres humanos começaram a existir. Há muitas teorias científicas sobre isso, mas todas concordam em que a espécie humana se desenvolveu ao longo de muitos milhões de anos, partindo de ancestrais longínquos que eram semelhantes aos antropoides atuais. Esse processo, pelo qual um tipo de ser vivo evolui e transforma-se em outro, é chamado evolução. O homem moderno evoluiu em etapas a partir de uma série de ancestrais, entre eles várias formas anteriores de seres humanos. Os corpos desses ancestrais foram mudando ao longo do tempo. Os objetos para esse tipo de estudo são poucos e os fósseis são os mais usados. Tanto o ser humano moderno como os antropoides se desenvolveram a partir de um mesmo ancestral semelhante a um macaco. Os ancestrais dos seres humanos se separaram dos ancestrais dos antropoides entre 8 milhões e 5 milhões de anos atrás. Depois disso, cada grupo se desenvolveu separadamente. Os antropólogos concordam que a definição de raças são agrupamentos naturais de homens, que apresentam um conjunto de caracteres físicos hereditários comuns , quaisquer que sejam suas línguas, costumes e nacionalidade.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica enriquecidas com algumas pesquisas em sites informativos.
DESENVOLVIMENTO
EVOLUÇÃO HUMANA
O conhecimento do ser humano exige o estudo do homem primitivo até o homem moderno. Não só os fósseis mas a pedra também contribui para o estudo da evolução humana, eles permitem indicar as transformações anatômicas e suas consequências fisiológicas e também a evolução do ser humano pré-histórico em determinado período.
Com os antigos documentos da era primitiva foi possível descobrir uma antiguidade bem remota a quarta e última era geológica a CENOZÓICA que foi inicada a 70 milhões de anos atrás.
Era Cenozóica
A era Cenozóica foi dividida e abrangida em dois períodos:
1. O Terciário que foi de 70 a 2 milhões de ano antes de Cristo, e foi divida em cinco épocas: Paleoceno, Ecoceno, Oligoceno e Mioceno.
2. O Quaternário DE 2 milhões a 10 mil anos antes de Cristo, divido em duas épocas: Pleistoceno e Holoceno.
Nessa era as épocas Mioceno, Piloceno (terciário) e principalmente Pleistoceno (quaternário) são de grande importância para o estudo dos nossos antecessores, onde Pleistoceno foi a fase que os hominídeos se desenvolveram.
Período Pleistoceno
O Pleistoceno aconteceu a 2 milhoes a 10 mil anos atrás e teve um clima instável com fases úmidas, de chuvas pesadas, com períodos de glaciações intercalados com períodos de seca. Essas mudanças climáticas afetou a vida animal e vegetal , algumas emigraram ou extinguiram-se, ocasionando uma seleção natural entre os seres vivos, que é o processo de adaptação e especialização dos seres vivos. Essa época foi divida em 3 épocas principais: Pleistoceno inferior, médio e superior ; e foi feita uma cronologia para estabelecer o Pleistoceno as quais foram- dados climatológicos, dados paleontológicos e mudanças culturais.
...