TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Remuneração

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 7

TIPOS DE REMUNERAÇÃO

INTRODUÇÃO

Na maioria das empresas brasileiras aplica-se o sistema de remuneração funcional, ou seja, é um modelo espelhado nas descrições de atividades, jornada de labor e responsabilidades dos cargos existentes dentro de uma organização.

Os programas de remuneração funcional, baseada na descrição e análise de cargos, organogramas e planos de cargos e salários, são essenciais, pois permitem que as empresas determinem através de sua política interna, um padrão mínimo de estruturação para a organização.

A legislação brasileira compreende que o salário é o valor pago como contraprestação dos serviços prestados pelo empregado, enquanto remuneração engloba este, mais outras vantagens a título de gratificação ou adicionais. Conforme dispõe o caput do Art. 457 da CLT: 

“Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.”

Diante da redação do caput do art. 57 da CLT, existe um entendimento majoritário que “salário” seria uma espécie do gênero “remuneração”.

Toda relação de emprego é principalmente comportada pela contraprestação dada empregador em face da prestação de serviço realizado pelo empregado, e desta forma não existe relação de empregos sem que haja o pagamento de remuneração, para isso, precisa haver reciprocidade, ou seja, o empregado tem que prestar serviços para receber salário.

Desta forma podemos concluir que remuneração não é o mesmo que salário, e serão classificados a seguir os diferentes tipos de remuneração, com suas vantagens e desvantagens e exemplos de empresas e sua principal forma de remuneração.

Remuneração fixa

É a forma mais tradicional de remuneração, os esquemas de remuneração fixa, prevê o pagamento de um salário mensal fixo a despeito do desempenho do empregado.

  1. Vantagens:

O valor é acertado antecipadamente e independe do resultado obtido pelo empregado. A principal vantagem é permitir ao profissional receber pelo desempenho de várias tarefas que não se refletem imediatamente no seu volume de trabalho. Além disso, facilita o equilíbrio interno (consistência dos salários dentro da organização) e o equilíbrio externo (consistência dos salários da organização com os do mercado); homogeneíza e padroniza os salários dentro da organização, viabilizando a administração dos salários; facilita a administração dos salários e o seu controle centralizado.

  1. Desvantagens:

A remuneração fixa pode não motivar os empregados a se esforçarem o suficiente para maximizar seu desempenho, por exemplo. Pode desmotivar os empregados que gostam de desafios e que desejam sempre mais. Este tipo de remuneração não apresenta motivação intrínseca, funcionando apenas como fator higiênico; sem incentivar o espírito empreendedor, nem a aceitação de riscos e responsabilidades, atua como elemento de conservação da rotina.

Remuneração variável 

É conhecida como remuneração variável, móvel ou flexível a parcela do salário atrelada ao desempenho profissional do trabalhador, do setor ou da empresa, e que pode variar ao longo do tempo. A parte móvel pode ter várias modalidades, tais como sugestões premiadas, participação acionária, produtividade pelas vendas e operacionais, bônus, comissões e prêmios.

  1. Vantagens:

Nesse modelo, o valor a ser recebido pelo vendedor depende totalmente dos negócios concretizados por ele e propicia à empresa que tal quantia seja 100% variável em função das vendas ou faturamento. Este tipo de remuneração reajusta a remuneração às diferenças individuais das pessoas, ao seu desempenho e ao alcance de metas e resultados, funcionando como motivação intrínseca, ou seja, como fator motivacional, dando ênfase à auto realização pessoal, na medida em que premia o bom desempenho e incentiva o desempenho excepcional.

  1. Desvantagens:

O problema começa quando executivos ao invés de trabalhar sob controle dos objetivos da organização ou daquilo que essa organização deve produzir para a sociedade, começam a orientar seus trabalhos para os indicadores de desempenho relacionados à sua própria remuneração. Aquilo que garantirá a sustentabilidade da empresa ao longo do tempo deixa de ser algo importante, para serem valorizadas apenas as conseqüências financeiras mais imediatas.

Remuneração mista 

  1. Vantagens:

Nesse modelo, a empresa oferece uma renda fixa garantida ao empregado e mais um percentual sobre as vendas ou produção realizadas. Nada mais é do que uma mistura das remunerações fixa e variável. Este modelo permite que os bons funcionários ganhem mais, ajudando a reter e atrair grandes talentos para a organização. Também estimula todos os empregados envolvidos a sempre se esforçarem mais e darem mais resultados, pois parte disso será revertida para seu salário.

  1. Desvantagens:

Esse sistema possui como principal desvantagem o fato de que, muitas vezes, os funcionários dão mais importância aos programas de incentivo de curto prazo (bônus) e acabam deixando os de longo prazo (participações no lucro/subir de cargo), devido ao tempo e a ansiedade de querer ganhar o bônus.

Premiação 

  1. Vantagens:

Independente do modelo de remuneração aderida, a adoção de prêmios é aconselhável em todos eles. Isso pode fazer com que sua equipe ganhe uma carga extra e avance ainda mais. Outro ponto interessante é a criação de maiores percentuais para uma linha de produtos ou serviços com margem mais elevada, índices reduzidos em uma eventual promoção e até comissões diferenciadas para ações pontuais que a empresa tem urgência em realizar.

E nem sempre o dinheiro é a melhor forma de premiar. Prêmios como um televisor, dia de folga, vale jantar, passaporte familiar para o parque, vôo de helicóptero, ingresso para o teatro, camarote para um jogo de futebol, Carnaval e viagens costumam marcar mais do que dinheiro em espécie.

  1. Desvantagens:

A premiação apenas para um setor da empresa pode gerar insatisfação nos demais departamentos. Deve-se criar algum valor “mimo” para as outras áreas que também ajudam para que as vendas se efetivem.

Remuneração por Habilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (176.7 Kb)   docx (461 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com