Pacto social
Por: paes03 • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 370 Palavras (2 Páginas) • 402 Visualizações
Pacto Social
Na visão de Tomas Hobbes: Teoria contratualista
Absoluto
Para Hobbes ''o homem é mau por natureza, e sem uma'' força maior''(ESTADO) que policie suas ações, o homem viveria em constantes conflitos. Com isso, ele defenderia uma diminuição das liberdades individuais, onde o indivíduo deveria se submeter ao Estado forte e unificado nas mãos de um indivíduo. Este estado seria responsável por equacionar os conflitos e ditar as regras da sociedade que garantiriam um convívio social ordenado. Essa submissão seria através de um ''contrato social'',onde o indivíduo teria sua liberdade reduzida como garantia de ordem social .
No sei ''estado natural'‘, o homem, tem o direito de fazer tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas existe uma constante guerra de todos contra todos (BELLUM OMNIA OMNES).
Entretanto, o homem tem o desejo, que é também um interesse próprio, de acabar com este estado de guerra, e por isso formam sociedades, entretanto em um contrato social.
Com isso, para Hobbes, a sociedade necessita de uma autoridade à qual todos os membros devem se sujeitar, cedendo sua liberdade natural, com intuitos de o poder absoluto e centralizado assegurar a paz interna e a defesa comum.
Este soberano deveria ser o Estado, uma autoridade inquestionável, representado pela figura do Leviatã.
Explica que realmente o homem em sociedade, em seu estado de natureza é tão hipócrita que ele por ser levado de ódio, ira, competitividade ele precisa de algo maior do que ele para limitar ele se não nunca vai haver a finalidade,o bem comum por isso então que Hobbes defende de que a sucessão estado ‘’o leviatã ’’ o deus que ele coloca estado como deus porque o livro que ele escreveu foi em um período absolutista nesse período estado religião (a igreja) eram unificados (uma coisa só) então por ele quanto mais o poder centrava em poder do estado na igreja mas a sociedade teria um bem comum . A sociedade ela por seu estado de natureza é o tempo todo seu estado sendo corrompido por outros da própria sociedade sempre em busca de satisfatória do nosso próprio interesse.
...