O Pacto Social
Artigos Científicos: O Pacto Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ANGELBRIZZI • 26/3/2014 • 312 Palavras (2 Páginas) • 399 Visualizações
Resumo O Contrato Social
O contrato social propõe um processo de garnatia de segurança a todo individuo ao privilegiar a comunidade. Ele sugere uma politica que atenda a todos, regida por leis que sejam acordados de maneira universal garantindo igualdade de maneira universal, isso é, garantia de igualdade para todos.
O livro nos mostra a questão da liberdade colocada na seguinte questão: como preservar a liberdade natural do homem garantindo segurança e bem estar da vida em sociedade? Segundo o autor isso poderia acontecer por meio de um contrato social no qual a soberania da sociedade, da politica coletiva estaria encabeçada como a principal regra.
A obra também nos mostra uma contradição entre a liberdade politica e em como fazer o povo renunciar a seus direitos e qeu ao mesmo tempo possam viver em liberdade.
Rossaeu faz uma distinção importante quando estabeleceu a questão de uma sociedade submeter-se a vontade de um homem ou de grupo de homens ou, submeter-se a vontade geral ou seja a vontade de um corpo politico.
O que se verifica no contrato social é qeu a recuperação da liberdade do povo cabe a ele mesmo uma vez que somos nós que elegemos os nossos representantes, uma convenção foramda como meio de defesa contra o mal que se faz. Com um contrato social (acordado) sem diferenças, entra-se então a questão da soberania esta regida pela vontade geral do povo.
O soberano tem poder absoluto sobre todos mas seu poder é regido pela soberania do povo, portanto suas decisões devem ser tomadas de modo a beneficiar toda a comunidade não prejudicando ninguém.
Esclarece também que as pessoas que compõe o poder publico tem seus direitos e obrigações, é ele quem destingui os direitos dos cidadãos podendo desfrutar do mesmo como cidadãos podendo desfrutar do mesmo como podendo desfrutar dos mesmo direitos como cidadãos comuns.
...