TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petição - Inventário Extrajudicial Renúncia Abdicativa

Por:   •  9/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  16.438 Visualizações

Página 1 de 3

ILUSTRÍSSIMO SENHOR TABELIÃO DO CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DO DISTRITO DE ...........

..............., brasileira, casada, do lar, portadora da carteira de identidade número ........... SSP/ES, CPF nº ............, nascida em ..........., residente e domiciliada à rua ..............., assistida por ................., com endereço profissional à rua .............., vem à presença de Vossa Senhoria propor a lavratura de escritura pública de INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL, nos termos do artigo 610, caput e §§ 1º e 2º do Código de Processo Civil, pelas razões de fato e de direito que seguem.

I. DA ADVOGADA ASSISTENTE

A interveniente .............., na posição de advogada comum das partes, qualificação já indicada, prestará assistência jurídica às partes, acompanhando todos os atos até o final da lavratura da escritura, conferindo-a em todos os seus termos.

II. DO FALECIMENTO

No dia .........., às .......... horas, faleceu  .........., inscrita no CPF sob o número  .........., RG nº  .........., sem deixar testamento.

III. DA INEXISTÊNCIA DE TESTAMENTO E HERDEIROS MENORES OU INCAPAZES

O
de cujus faleceu sem deixar testamento ou qualquer outra disposição com eficácia post mortem, sendo todos os herdeiros capazes.

IV. DOS HERDEIROS

O de cujus era viúva e possui os seguintes herdeiros:

  • ...........

  • ...........

  • ...........
  • ...........
  • .........., filha do de cujus, brasileira, solteira, estudante, nascida  .........., RG  .........., CPF  .........., residente à rua  ..........

V. DO INVENTARIANTE

Os herdeiros  .........., .........., .......... e  .......... nomeiam a herdeira  .......... como inventariante, conferindo-lhe poderes para representar o espólio judicial ou extrajudicialmente e administrar todos os seus bens, bem como para contratar advogado, a fim de defender os interesses do espólio em juízo, ativa ou passivamente.

A inventariante declara que aceita o encargo, compromissando-se a cumpri-lo fielmente e prestar contas quando solicitado pelos interessados, esclarecendo que tem ciência da responsabilidade civil e penal de todas as declarações que forem prestadas.

VI. DOS BENS

O de cujus deixou o seguinte bem a ser partilhado:

  • ...........

VII. DA RENÚNCIA ABDICATIVA

Cientes de todas as consequências legais, os herdeiros  .........., .........., ..........  e  ..........  RENUNCIAM EXPRESSAMENTE À TOTALIDADE DE SUA HERANÇA, em favor do monte.

A renúncia, ato jurídico unilateral, expressa a vontade de os herdeiros não aceitarem a herança a que fazem jus e, nos termos do artigo 1.804 do Código Civil, possui efeito ex tunc.

Para tanto, está presente in casu o requisito elencado por lei, qual seja, a plena capacidade jurídica dos renunciantes (capacidade genérica para os atos da vida civil e a capacidade de alienar).

Pertencendo o segundo requisito legal à esfera de competência de Vossa Senhoria, requer-se que a renúncia dos conste em instrumento público, de maneira expressa, conforme preceitua o artigo 1.806 do Código Civil, sob pena de acarretar nulidade absoluta.

VIII. DO PLANO DE PARTILHA

Conforme o disposto no artigo 610 caput e §§ 1º e 2º, combinado com a resolução número 35 do Conselho Nacional de Justiça, na condição de herdeiros necessários, sendo maiores e capazes, vêm PARTILHAR AMIGAVELMENTE o bem descrito no item VI, que constitui o espólio do de cujus, de forma tal que, passe a ser proprietária a herdeira  .........., em vista da EXPRESSA RENÚNCIA ABDICATIVA feita pelos demais herdeiros em favor do monte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (189.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com