Petição - Inventário Extrajudicial Renúncia Abdicativa
Por: amandaoakes • 9/1/2017 • Trabalho acadêmico • 701 Palavras (3 Páginas) • 16.438 Visualizações
ILUSTRÍSSIMO SENHOR TABELIÃO DO CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DO DISTRITO DE ...........
..............., brasileira, casada, do lar, portadora da carteira de identidade número ........... SSP/ES, CPF nº ............, nascida em ..........., residente e domiciliada à rua ..............., assistida por ................., com endereço profissional à rua .............., vem à presença de Vossa Senhoria propor a lavratura de escritura pública de INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL, nos termos do artigo 610, caput e §§ 1º e 2º do Código de Processo Civil, pelas razões de fato e de direito que seguem.
I. DA ADVOGADA ASSISTENTE
A interveniente .............., na posição de advogada comum das partes, qualificação já indicada, prestará assistência jurídica às partes, acompanhando todos os atos até o final da lavratura da escritura, conferindo-a em todos os seus termos.
II. DO FALECIMENTO
No dia .........., às .......... horas, faleceu .........., inscrita no CPF sob o número .........., RG nº .........., sem deixar testamento.
III. DA INEXISTÊNCIA DE TESTAMENTO E HERDEIROS MENORES OU INCAPAZES
O de cujus faleceu sem deixar testamento ou qualquer outra disposição com eficácia post mortem, sendo todos os herdeiros capazes.
IV. DOS HERDEIROS
O de cujus era viúva e possui os seguintes herdeiros:
- ...........
- ...........
- ...........
- ...........
- .........., filha do de cujus, brasileira, solteira, estudante, nascida .........., RG .........., CPF .........., residente à rua ..........
V. DO INVENTARIANTE
Os herdeiros .........., .........., .......... e .......... nomeiam a herdeira .......... como inventariante, conferindo-lhe poderes para representar o espólio judicial ou extrajudicialmente e administrar todos os seus bens, bem como para contratar advogado, a fim de defender os interesses do espólio em juízo, ativa ou passivamente.
A inventariante declara que aceita o encargo, compromissando-se a cumpri-lo fielmente e prestar contas quando solicitado pelos interessados, esclarecendo que tem ciência da responsabilidade civil e penal de todas as declarações que forem prestadas.
VI. DOS BENS
O de cujus deixou o seguinte bem a ser partilhado:
- ...........
VII. DA RENÚNCIA ABDICATIVA
Cientes de todas as consequências legais, os herdeiros .........., .........., .......... e .......... RENUNCIAM EXPRESSAMENTE À TOTALIDADE DE SUA HERANÇA, em favor do monte.
A renúncia, ato jurídico unilateral, expressa a vontade de os herdeiros não aceitarem a herança a que fazem jus e, nos termos do artigo 1.804 do Código Civil, possui efeito ex tunc.
Para tanto, está presente in casu o requisito elencado por lei, qual seja, a plena capacidade jurídica dos renunciantes (capacidade genérica para os atos da vida civil e a capacidade de alienar).
Pertencendo o segundo requisito legal à esfera de competência de Vossa Senhoria, requer-se que a renúncia dos conste em instrumento público, de maneira expressa, conforme preceitua o artigo 1.806 do Código Civil, sob pena de acarretar nulidade absoluta.
VIII. DO PLANO DE PARTILHA
Conforme o disposto no artigo 610 caput e §§ 1º e 2º, combinado com a resolução número 35 do Conselho Nacional de Justiça, na condição de herdeiros necessários, sendo maiores e capazes, vêm PARTILHAR AMIGAVELMENTE o bem descrito no item VI, que constitui o espólio do de cujus, de forma tal que, passe a ser proprietária a herdeira .........., em vista da EXPRESSA RENÚNCIA ABDICATIVA feita pelos demais herdeiros em favor do monte.
...