Prevenção: O Melhor Caminho
Por: anoca17 • 31/5/2016 • Monografia • 369 Palavras (2 Páginas) • 393 Visualizações
Prevenção: o melhor caminho
O consumo de drogas está cada vez mais presente em todo mundo e pode atingir qualquer pessoa sem exceções. Os motivos que levam uma pessoa a consumir essas substâncias, muitas vezes estão relacionadas à fuga da realidade, as necessidades de manter a dependência, a problemas pessoais e familiares. Uma das drogas mais comuns é o álcool, que por licita sua aquisição é muito fácil. Por outro lado a mídia tem um papel muito importante nessa divulgação, as propagandas televisivas incentivam cada vez mais o uso das bebidas alcoólicas, e é a partir da curiosidade que as pessoas se viciam.
Atualmente, festas juvenis que não têm bebidas alcoólicas são difíceis, pois eles boicotam e levam escondidos.Contudo, pelo que tenho observado é que a fiscalização desses locais não está para fazer a segurança das pessoas, mas sim para garantir o interesse de seus contratantes. Para o psiquiatra Flávio Gikovate, a prevenção passa por um tipo de educação no próprio lar não apenas ao dialogo aberto, mas também à independência. "O tipo de educação que se vê hoje cria adolescentes fracos. E um ser imaturo, sem paixão, é altamente predisposto à influência do meio". Mas esse meio que ele se refere não é apenas os amigos, embora a pressão dos mesmos seja um fator importante para as escolhas nessa idade, mas sim a responsabilidade e o auto-controle que os pais passam, dizem e o que fazem.
Para finalizar quero deixar claro que há sim soluções para o problema. Sendo uma delas, educar as crianças de hoje, para não precisarmos punir os homens de amanhã. Enquanto o milagre não vem, e as pessoas se recusam a descruzar os braços, a realidade se impõe de forma brupta e violenta Em outras palavras, as autoridades devem e podem investir mais em políticas públicas e campanhas sócio-educativas voltadas ao combate tanto do tráfico como do uso de drogas, sobretudo em locais públicos. Afinal, o organismo de sociedade em que vivemos é usufruto de todos, inclusive das novas gerações no qual temos o dever de zelá-lo e protegê-lo.
...