Problematização sobre aterros sanitários e lixões
Por: Sawkes • 17/9/2015 • Trabalho acadêmico • 393 Palavras (2 Páginas) • 1.002 Visualizações
Problematização
A sociedade sempre consumiu muito sem se preocupar com o que aconteceria depois de utilizar algo, mas isso tornou-se um problema atual com muita visibilidade, pois o meio ambiente está sofrendo com essa falta de responsabilidade dos seres humanos. Um dos grandes problemas sobre a destinação de lixo é a falta de informação e conhecimento das pessoas sobre o mesmo. Apesar das pessoas saberem que os resíduos vão para lixões e aterros sanitários, elas não sabem como é feito o seu processo, se isso afeta o meio ambiente e como ajudar para que todo o processo de destinação de resíduos seja feita corretamente.
Os lixões e aterros sanitários têm alguns problemas que, consequentemente, fazem com que sejam menos indicados para ser o destino de resíduos. Os lixões e os aterros sanitários não têm nenhum tipo de proteção ao seu redor, e isso faz com que estes lugares fiquem suscetíveis à poluição causado pelo lixo em decomposição. Essa poluição ocorre, tanto no solo, quanto nos lençóis freáticos e no ar. A poluição acontece pelo fato do lixo em decomposição liberar o gás metano e o chorume. O gás metano causa diretamente problemas na atmosfera por não ter passado por nenhum tipo de tratamento; e o chorume escorre para dentro da terra, através da chuva, atingindo os lençóis freáticos o que resulta na contaminação da água.
Além de causar impactos ambientais, o acumulo desenfreado de lixo atrai animais que transmitem doenças, como ratos e moscas; o que prejudica as pessoas que necessitam do trabalho no lixão ou em aterros sanitários e toda a área ao seu redor.
O acumulo de muito lixo nesses lugares pode causar também acidentes imprevistos para as pessoas que trabalham nessas áreas, como por exemplo, catadores enterrados sob pilhas de resíduos.
Para que o lixão e o aterro sanitário possam ser feitos acontece uma grande remoção de áreas vegetais e como resultado os animais silvestres que habitavam essas áreas têm que procurar outros lugares para viverem.
O consumismo da sociedade só está aumentando a probabilidade desses problemas acontecerem com mais regularidade no nosso planeta. Medidas e soluções devem ser feitas o mais rápido possível para que possam ser executadas. O planeta não pode esperar e é mais do que nossa obrigação reconhecer que o egoísmo da humanidade fez com que os lixos tomassem o lugar do bem estar do ambiente em que vivemos.
...