RÉPLICA À CONTESTAÇÃO
Por: guacirasz • 8/12/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 272 Palavras (2 Páginas) • 17.758 Visualizações
FULANO DE TAL, já qualificado e representado nos autos, vem, perante Vossa Excelência, através de seu advogado, apresentar RÉPLICA À CONTESTAÇÃO, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
I. BREVE SÍNTESE DOS FATOS E DA CONTESTAÇÃO:
A autora ajuizou ação de alimentos postulando a condenação do réu ao pagamento de alimentos em valor equivalente a 30% do salário-mínimo.
Em contestação, o demandado alega, em síntese, que nunca se negou a prestar assistência material ao seu filho. Alegou, ainda, que não possui condições de adimplir a verba alimentar em forma de pecúnia, pois é pequeno produtor de fumo.
II. DO DIREITO. VALOR DA PENSÃO ALIMENTÍCIA:
Afirma o demandado não ter condições de arcar com o equivalente a 30% do salário-mínimo a título de pensão alimentícia mensalmente.
Dessa forma, não só à mãe compete o compromisso de alimentar o filho, mas também ao pai.
Destarte, somente em situações excepcionais (e a situação do réu não possui nada de excepcional, pois sequer há prova da existência de outro filho ou da fixação de pensão em favor deste) poderia o valor dos alimentos ser fixado em valor inferior a 30% do salário-mínimo.
Dessa forma, não só à mãe compete o compromisso de alimentar o filho, mas também ao pai.
Portanto, destaca-se que o quantum postulado na petição inicial (30% do salário-mínimo) configura valor razoável diante dos fatos, obedecendo ao binômio necessidade/possibilidade, conforme se comprovará durante a instrução processual.
III. DOS PEDIDOS:
Ante o exposto, requer-se a Vossa Excelência a rejeição das teses defensivas, julgando-se procedentes os pedidos vertidos na petição inicial.
Nestes termos,
Pede deferimento.
Santa cruz do sul, 23 de fevereiro de 2014.
...