RESPOSTA À ACUSAÇÃO
Por: Vanessa Oliveira Batista • 8/10/2020 • Trabalho acadêmico • 346 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
JUÍZ DE DIREITO DA 1º VARA DA COMARCA DE................................
Inquérito Policial nº
MARIO, já devidamente qualificado nos autos em epígrafe, por meio de seus procuradores infra-assinados, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro nos artigos 396 e 396-A, do Código de Processo Penal, apresentar
RESPOSTA À ACUSAÇÃO
pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.
I – DA SÍNTESE FÁTICA E PROCESSUAL
O Acusado foi denunciado pela suposta prática da conduta tipificada no artigo 155, § 1º e § 4º, IV, do Código Penal.
Consta dos autos que na madrugada do dia 5 de agosto de 2010, nas proximidades da Empresa Rumo, nesta cidade, o denunciado MARIO, juntamente com os outros denunciados, durante o repouso noturno, agindo com animus furandi, subtraíram, para si, galões de Óleo Diesel, consoante auto de avaliação de fl..
Apurou-se que, na data e local supramencionados, os denunciados, durante o repouso noturno, deslocaram-se até a empresa Rumo, nesta cidade. Ato continuo, os increpados arrecadaram os objetos descritos nos Autos de Avaliação Indireta de fl., evadindo-se do local na posse dos bens.
Por derradeiro, a Policia Militar em Rondas pela localidade, logrou êxito em identificar os denunciados como autores do delito.
II – DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS
Através da leitura da denúncia e do acervo probatório que a acompanha conclui-se, ao menos por ora, que inexistem preliminares a serem arguidas, do mesmo modo que inexistem documentos e justificações a serem juntados.
Ademais, a defesa reserva o direito de se manifestar sobre o mérito da ação penal apenas nas alegações finais, quando pleiteará a absolvição do acusado.
III – DO PEDIDO
Ante o exposto, requer:
a) seja recebida a presente resposta à acusação, para que surta os efeitos legais;
b) a inquirição das mesmas testemunhas arroladas pelo Ministério Público, sem prejuízo de se arrolar como testemunhas pessoas referidas na instrução processual ou substituí-las nas hipóteses legais;
c) os benefícios da justiça gratuita por estar o denunciado amparado pela lei 1.060/50, sem haver, contudo condições de arcar com gastos inerentes ao processo, inclusive honorários advocatícios, sem o comprometimento do bem estar próprio e de sua família, por ser pobre na verdadeira acepção da palavra.
Nesses Termos,
Pede Deferimento.
DATA
ADVOGADO
OAB
...