RESUMO FILME ABRIL DESPEDAÇADO
Por: DianaPMartinss • 2/3/2016 • Resenha • 488 Palavras (2 Páginas) • 13.117 Visualizações
RESUMO DO FILME ABRIL DESPEDAÇADO
O filme se passa no sertão nordestino em uma localidade com o nome de Riacho das Almas. Retrata o conflito entre duas famílias, Breves e Ferreira, que disputam terras, terras essas que era de uma das famílias e por meio de conflitos, disputas e mortes acabam passando para o domínio da outra.
A história centra-se em contar a história de Pacu e Tonho, irmãos e membros da família Breves, personagens principais da referida história. Tonho como filho mais velho, foi incumbido pela sua família com a missão de vingar a morte de seu irmão, assassinado por um membro da família rival em um dos vários conflitos entre as duas famílias que já perduravam por um período. Tonho realizou a tarefa de vingar seu irmão, porém, como consequência assinou sua sentença de morte, pois a partir daí seria perseguido pela família rival.
Pacu, o filho mais novo e muito sonhador, ganha um livro e mesmo sem saber ler fantasia uma vida para si e sua família diferente da sua realidade, incentivando seu irmão a fugir do conflito e acabar com essa “guerra” entre as famílias Breves e Ferreiras e encerrar esse histórico de mortes que já se arrastava por anos.
Ao final do filme, Pacu, o filho mais novo, em uma noite chuvosa pega o chapéu de Tonho e sai andando pelas redondezas de sua casa e acaba por cair em uma emboscada que seria destinada para seu irmão, por conta da chuva o assassino não consegue enxergar que o menino não se trata de Tonho e sim Pacu e assim o mata. Tonho, por fim, foge para se ver livre dessa “guerra”.
Os pais de Tonho e Pacu acabam sozinhos, com dois de seus filhos mortos e um que os abandonou percebem que por conta de uma disputa tola pelo domínio de terras acabaram por “despedaçar” sua família.
A história retrata uma realidade que era muito comum antigamente e que hoje em dia ainda se há relatos de histórias parecidas. Famílias que por motivos muitas vezes banais se tornam rivais e adotam a lei do “olho por olho, dente por dente”, impelidos pela vingança matam um a um de ambas as famílias até que não reste mais nenhum membro de uma das famílias.
O filme também retrata a pobreza vivida no sertão nordestino, mostrando um cenário de trabalho árduo, violência física e psicológica, trabalho infantil. Mostra a dificuldade que essas pessoas passam, vemos pessoas sem nenhuma perspectiva de crescimento, sem educação, sem um trabalho digno, nos levando a refletir sobre a desigualdade e o descaso em que vivem essas famílias, sem nenhuma assistência dos governantes que simplesmente esquecem da existência dessa realidade.
...