Relatório de Análise a Respeito dos Fatores que Afetarão os Negócios
Por: Geison Cara • 1/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.982 Palavras (12 Páginas) • 300 Visualizações
[pic 1]
Curso Superior de Direito 2º Semestre Matutino. ATPS de Economia. Prof.ª Solange Dotto - Disciplina Economia.
Alunos; Ana Caroline de Oliveira Perogil RA: 8205960965. Gabriela Barêa Santos Quintela RA: 8098999185. Geison Killinger Cara RA: 8066810375. Maria Emiliana Lima Barbosa RA: 8641260932. Thatiane Pinto da Silva RA: 8094892585.
Relatório de análise a respeito dos fatores que afetarão os negócios.
DESAFIO
Você trabalha numa empresa que, apesar de estar em pleno desenvolvimento econômico, tem apresentado alguns problemas financeiros. Nesse sentido, você foi convocado por seu gerente para elaborar relatórios e uma apresentação, apontando problemas econômicos que diariamente tem ocorrido na empresa, como: aumento dos preços, períodos de crise econômica ou de crescimento, desemprego, comportamento das taxas de juros etc.
Colocando-se na condição de gestor dessa empresa, a fim de ter uma melhor visão do negócio e conseguir vislumbrar sobre possíveis soluções, você precisa se preocupar com todos os fatores que podem afetar os negócios, e em consequência, a sobrevivência da organização. Esses fatores podem ser internos ou externos, microeconômicos ou macroeconômicos. A partir disso, você deverá elaborar relatórios com análise a respeito dos fatores que afetarão os negócios.
Objetivo do desafio
Elaboração de relatórios e apresentação, que contenham análise sobre como fatores microeconômicos e macroeconômicos podem afetar os negócios de uma organização.
PARAMETROS INTRODUÇÃO DE RELATORIO.
CUSTOS = qual o custo da fabricação de determinado bem ou prestação de determinado serviço?
PREÇO DE VENDA - DETERMINADO PELO MERCADO LUCRO - DETERMINADO PELOS ACIONISTAS
PREÇO DE VENDA = CUSTO + LUCRO PRINCÍPIOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS
Basicamente, o valor do estoque dos produtos existentes em uma entidade deveria corresponder ao montante que seria equivalente ao valor de compras na empresa comercial, portanto o custo dos produtos deve contemplar todos os fatores utilizados para sua obtenção, deixando-se de atribuir àqueles outros que em firmas comerciais sempre foram considerados como despesas no período de sua incorrência: despesas administrativas, de vendas e financeira
Essa forma de avaliação tem sido seguida em quase todos os países, pelos fatores apresentados a seguir.
Etapa 1
As principais características apresentadas nos três textos são a Demanda e Oferta.
Demanda que pode ser definida basicamente pela quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, por um certo tempo.
A demanda depende significativamente do preço de uma mercadoria ou de um serviço, também é dependente da renda do consumidor, o preço dos outros bens relacionados e a preferencia e gosto do individuo. Essas influencias partem da hipótese de coeteris paribus que seria “tudo o mais constante”. Na Demanda há uma relação inversa entre a quantidade demandada e o preço do produto, sendo desta forma a Lei Geral da Demanda.
Alguns dos fatores que influenciam a demanda pode ser á responsável por um desfalque na curva de demanda de uma determinada empresa, ou seja, o financeiro da empresa pode ser drasticamente afetado.
A procura é afetada também pela renda dos consumidores, pelo preço dos concorrentes, pelos bens complementares e pelos hábitos do individuo.
Por isso para que uma empresa não tenha seu desempenho afetado, ela precisa estar sempre atenta á seus atuais e futuros consumidores, ver o que eles mais precisam, preferem, etc. Além de manter a quantidade demandada em ponto certo, sem muitos exageros e nem deixar em faltas, pois isso é umas das responsáveis pela curva de demanda, pois relaciona o preço a uma quantidade. E também que seu marketing e sua propaganda sejam sempre bem visto.
A Oferta é a quantidade que os empresários/produtores desejam oferecer ao mercado por um determinado tempo, e também depende de vários fatores sendo eles: o preço da mercadoria, o preço de custo da produção, tecnologias, e dos objetivos dos empresários.
Diferente da demanda, a oferta demostra uma correlação direta entre quantidade ofertada e preços, ou seja, mostra quanto é disposto a vender a um determinado preço.
Deve se distinguir a oferta e a quantidade ofertada, a oferta é a curva de oferta, enquanto que a quantidade ofertada diz respeito a um ponto específico da curva de oferta. Desta forma quanto maior for o aumento do preço do produto mais é a quantidade ofertada, enquanto quando se aumenta custo de produção ou tecnologia diminui a oferta e é produzido menos bens.
Fatores de produção com preços altos significam maiores custos e menores lucros, fazendo desta forma que oferta se reduza, afetando á empresa, a expectativa de quanto de um futuro preço de um determinado produto também afeta o deslocamento da curva de oferta de mercado.
Para que uma empresa não seja tão afetada, precisa que seja estabelecido o Equilíbrio de Mercado que é definido pelas curvas de demanda e ofertas, determinando o preço e a quantidade de produtos, para que tanto consumidores quanto fiquem satisfeitos e os produtores não tenham prejuízos.
...