Relatório como observadora de mediação
Por: Gil Mar • 10/1/2025 • Trabalho acadêmico • 385 Palavras (2 Páginas) • 12 Visualizações
RELATÓRIO DE MEDIAÇÃO
Nome: MARIA DIJANETE DE ARAUJO BEZERRA
Local da conciliação: Primeira Vara de Família da Comarca de Rio Branco
Numero de observadores: 01
Processo: 0705940-73.2024.8.01.0001
Questões identificadas: a parte autora almeja o reconhecimento e a dissolução de união estável c/c guarda e alimentos para a filha ainda menor
Interesses reais das partes: a mediadora consentiu a parte requerente a oportunidade de expor as razões que a levou a procurar o judiciário para expor o conflito.
Reação das partes à declaração de abertura: a mediadora fez uma breve identificação das pessoas presentes na sala de audiência e se identificou como mediadora e responsável pelo ato que estava realizando mas não esclareceu as vantagens da auto composição e nem requereu o apoio dos advogados para tal finalidade.
Resumo usando linguagem neutra ou positiva: após a identificação de todos os presentes, eu me apresentaria da seguinte forma: sou Dionete, servidora do Poder Judiciário e fui designada para está aqui com vocês. Sou acadêmica do Curso de Formação Continuada de Conciliação e Mediação da escola do Poder Judiciário e meu proposito com esse encontro é iniciar um dialogo com todas e todos aqui presente para juntos construirmos uma solução para resolver a questão que lhes trouxe aqui. È necessário que os senhores reconheçam e acordem com algumas regras, tais como: evitar interromper a fala de outros; todos terão a oportunidade de expor suas razões. Conto com o apoio dos advogados, que tem um papel fundamental para aplicação da Lei e juntos chegarmos a um acordo que seja bom para ambas as partes. Estarei aqui para facilita o diálogo, mas são vocês que apresentam as soluções e o promotor fiscaliza o acordo e estando dentro da Lei ele se manifesta pela homologação do acordo e o pedido vai para o juiz dar validade ao acordo de vocês.
Oportunidades de melhoria identificadas: explorar melhor a declaração de abertura e proporcionar as partes a estabelecerem uma relação de confiança.
Críticas ou comentários: a mediadora validou os sentimentos da genitora parte autora, existindo assim a concretização do acordo.
Oportunidades de validação de sentimento não realizadas: apesar de haver escrito na inicial o pedido da parte autora a mediadora oportunizou a parte requerente a expor sua intenção com o pedido, bem como deu oportunidade as partes de negociarem e assim haver o acordo.
...