Resenha Crítica do Filme "O Silêncio de Melinda"
Por: Mastroyane Filho • 23/9/2020 • Artigo • 792 Palavras (4 Páginas) • 2.487 Visualizações
Faculdade Luciano Feijão – FLF
Curso – Direito
Disciplina – Leitura e Produção de Textos Técnicos
Assunto – Resenha Crítica sobre o filme O silêncio de Melinda
Professora – Margarida Timbó
Estudante – Mastroyane Araújo Lourinho Filho
Data da entrega – 28/05/2020
- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Longa-Metragem. Direção: Jessica.Sharzer.Centauro - O SILÊNCIO DE MELINDA. – versão brasileira. 1h33m. 2004. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PxGPZkaQlRw. Acesso em: 02 fev. 2020.
- APRESENTAÇÃO DO/A AUTOR/A DA OBRA:
Sobre o/a autor/a: a americana Jessica Sharzer nasceu em 26 de outubro de 1972 na pequena cidade de Lowa (EUA) e tem 47 anos. Atua como roteirista, coprodutora e diretora e já possui 5 obras fílmicas lançadas (incluindo filmes e séries) em 14 anos de carreira. Estudou cinema na Universidade de Nova York, e Em 2003, Sharzer conheceu Paul Gutrecht em um almoço para o Los Angeles Film Festival. Eles se casaram em 2005. Ela co-produziu, dirigiu e co-escreveu o roteiro do filme independente Speak , de 2004 , baseado no romance de mesmo nome. Na obra, a autora aborda as consequências do sofrimento de um estupro ou abusos sexuais na vida de uma adolescente, bem como também a crítica à falta de atenção e afeto dos pais com relação a seus filhos, por exemplo: no filme, os pais só notam que algo está de errado com sua filha depois que suas notas na escola decaem.
- PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA
O filme Speak ou O silêncio de Melinda, como foi traduzido aqui no Brasil, tem como gênero principal o Drama, mas também possui suspense e até uma “pitada” de humor em algumas cenas. A película retrata muito bem o drama sofrido pela jovem em meio ao abuso que sofreu e as conseqüências geradas por isso na sua vida social, acadêmica e familiar, apresenta ótimos “takes” de suspense, deixando boa parte do público tenso e em alguns momentos até angustiado e usando do alívio cômico do humor nos momentos cabíveis, “na hora certa” para fácil entendimento.
- BREVE SÍNTESE DA OBRA
O filme inicia-se com o primeiro dia de aula da Melinda no 1º ano do ensino médio e mostra como a vida dela mudou após aquela triste noite em uma festa onde ela acionou a polícia após ser estuprada por um cara mais velho que também estava nessa festa, o filme tem flashbacks que vão surgindo a medida que a situação cotidiana dela (no caso o presente) a leva de volta para aquela noite. Melinda vê sua vida decair aos poucos, traumatizada, ela passa a se calar ficando praticamente muda, suas notas na escola caem e ainda por cima ela vê todos os dias seu agressor na escola, o que a deixa ainda mais perturbada. Melinda ainda vai ao hospital na esperança de curar-se ou esquecer, mas infelizmente é um trauma que a vítima levará para o resto da vida.
...