Resenha Livro Scoth
Por: Inditorta Óleo de Algodao Gama • 19/4/2023 • Resenha • 518 Palavras (3 Páginas) • 107 Visualizações
NOME:MARCELO BELTRÃO GAMA VIEIRA
MATRÍCULA: 201902727878
DISCIPLINA: OFICINA DE LEITURA
PROFESSOR(A):MARGARIDA MARIA KNOBBE
RESENHA: 02 Aprendendo a Amar o Direito
Com o início das aulas regulares juntando os alunos dos semestres mais adiantados, assim como ocorre no Faculdade Estácio, os cursos são das disciplinas tradicionais, com matéria analítica, e serão ministradas por professores, com turmas de 140 alunos. Sendo possível graças ao método socrático, inventado pelo diretor Langdell, que possui o nome no maior prédio do campus da faculdade de direito.
A discussão socrática começa com um interrogatório, onde todos os alunos precisam antecipadamente estudar o caso, sendo escolhido um aluno para explanar sobre o assunto, que cada vez mais vai sendo aprofundado pelo professor com a alternância de alunos.
A desvantagem do método socrático é o fato de ficar entre 140 alunos sendo questionados e a vantagem é se acostumar ao estilo compartimentado e inquisitivo de análise do processo de pensar como um advogado.
Os lugares na sala são determinados com antecedência, e é uma exigência do método socrático, sendo diferente para cada turma e os professores possuem uma planta com a localização dos alunos. Na Estácio apesar de não ser predeterminado os estudantes ocupam os mesmos lugares na sala durante o período de forma espontânea.
Os professores da HLS já foram membros da Revista de Direito e a maioria figurou entre os primeiros lugares de suas turmas, ocupando cargos proeminentes no governo. Mas a exigência de estudo jurídico, com a publicação de artigos é determinante para a contratação. No Brasil a valorização dos professores está baseada nos cursos de mestrado e doutorado.
O professor Perini de Contratos se definiu como o curso mais difícil que farão e exigiu a compra do livro indicado, ressaltando que seria visto quase todos os casos. Todos deveriam estar preparados e em caso de imprevisto deveria ser comunicado a sua secretária até duas horas antes. Após a arguição de um aluno onde foi posto à prova os seus conhecimentos veio o reconhecimento dos colegas pelo preparo e desenvoltura nas resposta, por outro lado deixou o sentimento de que precisava de várias horas de dedicação e método de estudo para suprir a disciplina. Ele deixou bem claro que não seria fácil o curso mesmo para quem foi primeiro lugar em outras universidades, pois estavam em Harvard.
A advocacia é como uma segunda língua, que merecia dedicação de dezesseis horas por dia, com expressões próprias. Aprender a amar o direito é uma frase usada pelos alunos do primeiro ano para descrever esse período inicial na faculdade, mas que para o autor se encaixou perfeitamente, à medida que o conhecimento jurídico se ampliava com os estudos dos casos.
Em um dos casos um menino de cinco anos é responsabilizado civilmente por ter puxado a cadeira de uma idosa causando a quebra do fêmur. Processo impossível no Brasil com nossa legislação. As aulas pareciam muito estimulantes e difíceis para permitir falar de outra coisa. O foco era todo voltado para o estudo. O esforço de cada um supera o
...