TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Parasita

Por:   •  9/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica do filme “Parasita”

Parasita” como é definido no dicionário, trata-se de um organismo que vive de e em outro organismo, dele obtendo alimento e não raro causando-lhe dano” ou “indivíduo que vive à custa alheia por pura exploração ou preguiça”.

Cujo título acima descrito, o filme retrata a diferença social, no qual evidencia a busca a “qualquer preço”, por uma vida mais “digna”, embora seja nos apresentada com um pouco de humor, esta realidade de longe é engraçada.

As diferenças de classes econômicas expostas, mostra a realidade de uma família do subúrbio da Coréa do Sul, no qual o desemprego, a vida miserável se contrapõe a vida de luxo, na qual não existem privações.

Podemos analisar o enredo do filme a luz do marxismo, cujo  conjunto de ideias desenvolvidas a partir das obras de Karl Marx e Friedrich Engels e que causaram grande impacto no mundo todo.

Como corrente teórica, o marxismo oferece um método específico para a análise social de alguns aspectos da sociedade moderna, especialmente aqueles ligados aos conflitos de classe e a organização produtiva.

O marxismo também se apresenta como uma corrente política voltada para a transformação radical da ordem socioeconômica, estabelece ainda indispensabilidade de uma ruptura com o capitalismo rumo a adoção de um sistema político-econômico mais generoso, que rompa com as desigualdades sociais.

Desta forma, podemos visualizar exatamente o que Marx e Engles descrevia, ao compararmos as realidades opostas, ou seja, os lados dos mais favorecidos, versos, menos favorecidos, que fica muito nítido no enredo do filme citado.

Pode de dizer que essa busca de igualdade social está presente na vida em sociedade, desde que o mundo é mundo, cuja a disputa por recursos, sempre estivera presente.

Embora o longa trás de forma cômica a maneira pela qual a família menos favorecida articule sua inserção na vida da qual lhes é desejada, há de se fazer uma crítica levando em consideração a realidade atual de muitos, cuja a escassez as vezes pode levar a atitudes assim como mostrada no filme, levando de fato á de se utilizar meios escusos para se conseguir algo,

Podendo-se até se valer da frase comumente utilizada “vítimas da sociedade”, indo até um pouco mais além, trazendo uma indagação: será mesmo que as oportunidades só surgem para aqueles que já tem algum recurso, ou os menos favorecidos, já cheio de amarguras, tristezas, escassez econômica, por estarem já “fragilizados”, tendem a pensar que já não se tem muito a perder, então por que não “aproveitar a situação para se dar bem?

Assim como previsto em nossa magna carta: Art.5º CF 

“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes; ”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com