Resenha do Livro Antropologia Jurídica
Por: Cesar Santos • 22/10/2020 • Resenha • 283 Palavras (2 Páginas) • 368 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS – CCJS
UNIDADE ACADÊMICA DE DIREITO – UAD
ANTROPOLOGIA JURIDICA
PROFESSOR: LOURDEMARIO RAMOS
ALUNO: FRANCISCO CÉSAR DOS SANTOS PEREIRA
RESUMO
No primeiro capítulo, o autor tenta conceituar a antropologia como a ciência do estudo dos humanos. Esta seção apresenta os campos que constituem o conhecimento antropológico: paleontologia, etnologia, arqueologia e direito ou antropologia jurídica. A paleontologia ou antropologia natural inclui o estudo da genética humana através da evolução natural ligada à medicina e às ciências biológicas. Etnologia ou antropologia cultural inclui o estudo dos humanos por meio da evolução cultural. A arqueologia ou traço antropológico inclui o estudo dos seres humanos através do modo de vida e do passado. A antropologia jurídica ou antropologia jurídica inclui o estudo do comportamento humano, envolvendo a eficiência e a utilidade das regras, e reconhecendo a necessidade de avaliar regras e padrões de comportamento. Nesta parte da obra, vale a pena enfatizar o conceito que o autor deve levar aos outros, pois existem diferenças nos valores, regras e comportamentos de grupos específicos de pessoas.
O segundo capítulo do livro trata da antropologia jurídica e é entendido como o estudo da ordem social, suas regras e sanções. Para o autor, a antropologia jurídica é a observação e comparação entre os participantes dos sistemas jurídicos modernos dos países modernos. Essa antropologia reconhece a necessidade de avaliar normas e códigos de conduta, sem ter que formalizá-los na forma escrita ou burocrática. Do ponto de vista conceitual, a antropologia jurídica inclui comparações entre as observações dos participantes e o sistema jurídico moderno dos países modernos.
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
ROCHA, José Manuel de Sacadura. Antropologia jurídica: para uma filosofia antropológica do direito. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2008.
...