Resposta a Acusação
Por: yasmin184 • 20/9/2023 • Trabalho acadêmico • 417 Palavras (2 Páginas) • 48 Visualizações
AO JUÍZO DE DIREITO DA (...) VARA CRIMINAL DA COMARCA DE (...), ESTADO DE (...).
Processo n° (...)
MÉVIO, devidamente qualificado nos autos em epígrafe, através de seu advogado que esta subscreve, vem respeitosamente, apresentar a Vossa Excelência com fulcro nos arts. 396 e 396-A do Código de Processo Civil:
RESPOSTA A ACUSAÇÃO
I - DOS FATOS
Na data de 11 de fevereiro de 2021, o acusado estava em seu trabalho quando o Diego, cliente do lava-jato em que Mévio trabalhava, chegou com sua Ferrari para ser lavada. Deixou o veículo no local para receber os devidos procedimentos, o acusado então pegou o veículo para dar uma volta e mostrar aos amigos.
Ao chegar no lava-jato, a vítima tinha informado à polícia que seu veículo havia sido furtado, após à sua volta, o acusado entregou o veículo da mesma forma que o pegou, inclusive com a mesma quantidade de combustível, não havia intenção de furtar o veículo, apenas mostrar aos amigos. O acusado foi preso em flagrante, porém teve liberdade provisória concedida.
II – DO DIREITO
É indubitável que às circunstâncias do fato consideram-se Furto de Uso.
Preliminarmente, o furto de uso há requisitos para a caracterização desta modalidade, esses requisitos são: intenção apenas uso do bem, da mesma forma e qualidade, uso por curto período de tempo, devolução da res em devido lugar, devolução espontânea e ausência de dolo.
No caso em tela, o réu utilizou-se do bem apenas para mostrar aos amigos a beleza do carro, ele não tinha intenção de furtar o bem, de subtrair para si, portanto, vemos que é caracterizado o furto de uso por estes motivos.
O furto de uso é fato atípico e não dispositivo legal que faça com que sua prática seja passível de sanção, devido a esse fato, é evidente que o furto de uso não caracteriza prática criminosa e deve ser levado em consideração a absolvição deste fato.
III – DOS PEDIDOS
Diante ao exposto, a defesa requer:
- O reconhecimento da atipicidade do ato, consequentemente a absolvição do acusado, conforme art. 397, III do CPP;
- Caso não seja este o entendimento de Vossa Excelência, requer a produção de prova por todos os meios admitidos em direito, sobretudo pela prova testemunhal, ocorrendo a oitiva das testemunhas.
TESTEMUNHAS:
- Policial Militar..., qualificação..., endereço...
- Policial Militar..., qualificação..., endereço...
- Testemunha..., qualificação..., endereço...
- Testemunha..., qualificação..., endereço...
Nestes Termos,
Pede e aguarda deferimento.
Local (...), 22 de março de 2021.
____________________________________________
Advogada (...)
OAB (...)
...